Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Antropologia, como entende-la?

Estou tendo esta matéria na faculdade, e não estou conseguindo entende-la, alguem pode me dar uma ajuda para entende-la, desde ja muito obrigado.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. O que vc tem lido? Quais autores?

    Bom, o que busca estudar a Antropologia: ela nasceu pra tentar entender como outros povos construíam seus valores, suas redes sociais, suas visões de mundo. Tudo isso em um contexto do século XIX, de colonização da África, e seu início teve como objetivo mesmo “melhor entender para melhor dominar”.
    Mas, se em um primeiro momento esse era o intuito inicial, foi na decodificação do que nos era muito diferente, na compreensão das simbologias dos povos que pensávamos primitivos, foi possível perceber que na realidade eles não estavam em uma etapa anterior à nossa (como previa o Evolucionismo Social, em que todos os povos estariam em algum estágio de evolução e o homem ocidental seria seu topo), mas sim em uma etapa própria do seu próprio desenvolvimento.
    As outras culturas, quando estudadas, mostram-se únicas e reafirmam que os valores que nós temos, do que é certo ou errado, do que nos é normal ou estranho, do que nos dá nojo ou vontade, tudo isso é uma construção social que nos é passada do momento em que nascemos e por toda a nossa vida reafirmada e naturalizada.
    Mas, não é só dos outros povos que vive a Antropologia.
    Ao estudar o outro, ao entender o outro, ela viu a necessidade de desnaturalizar a sociedade em que nasceu, a ‘nossa’ (entre aspas porque nós, como brasileiros, embora nos consideremos ocidentais, não é assim que europeus e americanos nos veem, ou seja, até nosso próprio sentimento é relativo).
    E a partir dessa percepção, também é possível olhar pra nós mesmos e compreender como se dá essa formação de valores entre nós, quais símbolos nós nos apropriamos, qual cultura nós compartilhamos.

  2. Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.

Perguntas Relacionadas