Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Apesar de todo o desenvolvimento tecnologico na agricultura ainda se utilizam minhocas para melhorar?

Com base nessa informação explique com suas palavras por que as tecnologias não substituem o trabalho das minhocas?
Faça um pequeno resumo expressando a sua opiniao.

ME AJUDEMMMMM POR FAVORR É PRA AMANHAA E EU NAO ENTENDO NADA SOBRE ISSO :S JA PESKISEI SÓ Q TA DIFICIL SAIR ALGUMA COISAA !!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. As fezes das minhocas são o humos, que um adubo naturar sem qualquer contaminação para os
    seres humanos além de adubarem as plantações oxigenam o solo, fertilizam e matem o solo sempre
    humido produzem centenas de nutrientes para plantações. As minhocas são as maiores aliadas dos
    agricultores.

  2. Sagradas lavradoras
    O papel das minhocas como arados e adubos naturais

    Quem vive da agricultura, sabe: terra que tem minhoca é terra boa. Tal sabedoria, construída no duro trabalho diário no campo, chega agora aos centros de pesquisa. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, após análises realizadas no Sudão, África, concluiu que a grande fertilidade do solo do Vale do Nilo, no Egito, não se deve apenas à matéria orgânica e aos minerais depositados pelas cheias do rio, mas principalmente ao trabalho das minhocas, que transformam essas substâncias em adubo. Disso, a rainha Cleópatra já sabia. Ela considerava as minhocas seres tão sagrados quanto os gatos que venerava. Tanto que baixou um decreto real declarando-os animais intocáveis e impedindo sua remoção do solo.
    As minhocas são os principais ou até únicos agentes responsáveis pela formação de agregados nos horizontes superficiais do solo e, consequentemente pela sua porosidade total. As informações disponíveis relacionando a atividade das minhocas com a porosidade do solo são todas positivas, indicando um aumento da porosidade variável de 3 – 100%, incluindo-se aqui medidas de campo e de laboratório. Em condições de campo as galerias das minhocas parecem representar de 4 – 13% da porosidade total do solo (LEE, 1985). Pelas pesquisas existentes infere-se que o aumento da porosidade pelas minhocas está relacionado com aspectos populacionais (número de indivíduos por área, quantidade e tipo de alimento disponível, tratamento do solo) e específicos (diâmetro, forma e profundidade das galerias). O número de galerias aumenta com o ajuste do pH de 5,5 para 7,0 e com o tipo de cultura na seqüência: terra nua após milho, trigo após milho, pasto após trigo, pasto contínuo (LEE, 1985).
    As covas de minhocas podem ser de dois tipos: permanente ou temporárias. Na primeira o indivíduo mora na cova, busca seu alimento na superfície do solo e deposita seus coprólitos fora da cova; ao passo que na segunda o indivíduo cava para se locomover dentro do solo, buscar alimento, temperatura e umidade adequados e, deposita seus excretos dentro da cova (LEE, 1985).
    LACHNICHT et al., (1997) estudando o efeito da manipulação da população de minhocas na distribuição de macroporos em três tratamentos (controle, redução e adição de minhocas), relatam que o número total de poros por m2 não diferiu entre os tratamentos, mas o número total de poros por m2 >16 mm2 foi superior no tratamento com adição de minhocas.

    Opinião: as minhocas acabam que fazendo um processo natural de aração no solo, sem contar que se alimentam de restos e microorganismos ajudando assim no equilíbrio ambiental, para a agricultura é de suma importância as minhocas!

  3. Essa pergunta é meio capciosa. A agricultura moderna não utiliza minhocas para melhorar o solo, mas, é claro que, como toda macro e micro flora do solo, são importantes, e um solo bem cuidado irá contribuir com uma agricultura bem produtiva. Um solo saudável contribui para altos ganhos de produção e produtividade. Um solo saudável diz respeiro aos níveis de fertilidade, formação de agregados para estruturação do solo para que haja a formação de poros, assim, há uma melhor infiltração de água e oxigênio para as raízes, e um melhor alcance das raízes aos nutrientes. Acontece que a minhoca, e não só ela, ajuda muito nesse ponto, mas, a agricultura praticada atualmente, com o uso de arados, grades, pesadas adubações, agroquímicos, impede que a macro e micro flora, incluíndo as minhocas, se desenvolva plenamente. A minhoca se alimenta de restos vegetais e, com eles, engole uma grande quantidade de solo, que é a base da formação do humus no solo, ajudando na fertilidade e melhorando, também, na estrutura do solo devido a formação de galerias. E nesse ponto a minhoca e todo o resto da micro e macro fauna do solo saem ganhando dos arados, grades, e adubações pesadas no solo, pois, promovem todos esses benefícios aos solos e, mais ainda, a ciclagem de nutrientes, sem contribuir para a compactação e a perda de fertilidade e produtividade com o passar dos anos.

  4. – Pesquise na internet, minhocultura, cultura sem agrotoxicos, alimentos naturais, com certeza vai encontrar grande quantidade de materias.. ai é so, fazer uma seleção e descrever com suas palavras o que voce entendeu!

    – Boa sorte!

Perguntas Relacionadas