Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

as estrelas e as constelações estão sempre no mesmo lugar?por que?

resposta simples para minha lição de casa

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Sim, mas sempre em relação a elas mesmas. Para nós observadores aqui da Terra, devido ao seu movimento de rotação, elas se movem (todas juntas, sem alterarem a posição entre elas) sempre do leste para o oeste. Já os planetas são “viajantes” como o próprio nome sugere (do grego) também tem aparência de estrelas, mas não são, pois não tem luz própria, apenas refletem a luz do sol, esses vão ocupando posições diferentes com o passar dos dias em relação às estrelas e consteleções. Assim é que distinguimos estrelas de planetas, as primeiras ocupam posição fixa entre elas, já o segundo (planetas) não tem posição fixa em relação às constelações.

  2. Sim, mas ou menos no mês de marco você vê a constelação de Orion 1 mês depois você não vê mais ela porque a terra se mexeu, ela se mexe em dois sentidos, uma e em volta dela e outra em volta do sol.
    Mais as estrelas continuam no mesmo lugar só foi a terra que mudou de posição

  3. Elas estão mudando de posição, mas tão lentamente que é preciso olhar o céu por mais de 100 anos para perceber a diferença. O primeiro a descobrir a diferença de posição foi Hiparco, que estava coletando posições de estrelas em catálogos celestes antigos, e descobriu que em catálogos antigos a diferença era a mesma para todas as estrelas, e foi o descobridor do fenômeno da precessão dos equinócios. Mas a precessão dos equinócios leva todas as estrelas juntas – cada uma delas tem um movimento próprio que vai alterar a disposição das estelas dentro das constelações. Só que elas estão tão longe que é preciso milhares de anos de observação para perceber alguma alteração na posição delas. Por isto as constelações que vemos hoje são as mesmas que os sumérios e os gregos antigos viram.

  4. Elas estão sempre no mesmo lugar,pois o que se move é o planeta e não as estrelas.Mas ao longo do ano elas vão intercalando:umas somem,outras aparecem.

  5. Não, tudo no universo está em movimento, apenas acontece das estrelas estarem muito distantes para que percebamos os seus movimentos ao longo de poucos anos. Mas ao longo de séculos e milênios podemos perceber distorções no formato atual das constelações.

    .

  6. Tanto no movimento aparente como o movimento real das estrelas e grupos de estrelas, podemos dizer que nada está fixo em alguma posição do céu.

    O movimento aparente da esfera celeste faz com que vejamos as estrelas deslocarem-se de leste para oeste em torno de um eixo imaginário que passa pelos pólos. Como a esfera celeste roda uma volta completa em 23h56min, todos os dias as estrelas nascem cerca de 4 minutos mais cedo. Isto explica porque elas não estão sempre no mesmo local e deslocam-se de dia para dia aparentemente mais para oeste.

    Quanto ao movimento real, devemos levar em consideração que as estrelas fixas encontram-se a uma enorme distância da Terra, e por este motivo, parecem estar sempre no mesmo lugar do firmamento.Daí não percebemos que ela está se movimentando.Você pode perceber este mesmo fenômeno aqui na Terra.Tente prestar atenção na velocidade de um avião: começando de pertinho, inicialmente está se delocando a uma velocidade incrível, e depois quando ele começa a se distanciar você vai pensar que ele está se movendo mais devagar.Nossa visão não está adaptada para perceber isso nas estrelas: quanto mais longe o objeto está, mais fixo ele parece ser aos nossos olhos.

    >>Forte abraço …

Perguntas Relacionadas