Estação das aguas: Será q não perdemos irmãos demais por conta da ignorância???
Cidades são construidas sobre áreas de varzeas e a culpada por tragédias é sempre a natureza….
Estou indgnado com a forma que os governantes estão tratando um problema tão grave e importante como esse e a maior beneficiada neste sentido será sempre a mídia sensacionalista.
Fiquem na Paz
Acho que quem fez isso foi o homem mexendo com o que não devia na natureza
…o povão, enquanto tá o maior sol só q saber de ficar na calçada do bar tomando cerveja, assintindo tv, consumindo porcaria e dando ibope e dinheiro pra esse bando de sem vergonha da mídia….ninguém se preocupa em cobrar dos governantes ou sair das áreas de risco….aí qdo a m…. tá feita vem a globo ganhar mais dinheiro com a desgraça alheia….nada como um bobão chorando na frente da camera pra encher os bolsos dos Marinhos, Abravaneis, pastores e cia…..
culpa da natureza coisa nenhuma… Aquilo lá ia acontecer, querendo ou não, é um processo erosivo da natureza.
Egípcios há 4 mil anos atrás já sabiam lidar com as cheias do rio Nilo.
Isso é falta de consciência do brasileiro, tanto do morador quanto do governo.
bem o homem nao esta errado em mente e civilisaçao ele tem de evoluir entendeu?
se nao fosse para mentalmente evoluirmos teriamos sido feitos como amebas ou animais mais nos somos uma especie mais evoluida uma especie dominante maior do que qualquer outra entao nao estamos errados certo?
mais tudo tem limite se sabemos que ali e area de risco nao devemos nos rebaixar e construir predios casas pousadas no local que corre risco pois se voce sabe que o fogo queima por que colocaria a mao ali?
para se queimar?
logicamente que nao pois isso iria nos fazer mal, entao quando o humano faz isso, ele atua dessa maneira e um ato de burrice, total rebeixamento, uma coisa e certa errar e humano repitir é burrice certo?
não concorda comigo?
entao quando o humano age desse jeito isso acontece, nos regredimos na evoluçao mental, e nao queremos isso queremos?
A natureza é vingativa,maltratam-na recebem o troco além do que as autoridades não ligam
Povo e governo, mas mais governo que povo por razões óbvias.
Nós usamos, estragamos, desmatamos…..em algum momento a natureza se revolta, nós somos os únicos os culpados de tudo.
Taí um grande desafio pra Dilma!
Bjão da Lena!
O problema é que as pessoas teimam em construir em terrenos que não oferecem segurança, teimam em ficar em construções a beira do mar e rios.
Tudo bem que a trágedia da vez aconteceu em uma região serrana, mas como culpar as águas que causam inundações se impermeabilizamos todas as cidades?
Fora que pelo menos aui em São Paulo são todas construções irregulares, todo mundo chega, se planta em uma área que não lhe pertence de direito, depois fica gritando que a prefeitura não dá casa…
até que nós homens que habitamos esse planeta, nos conscientizemos que estamos fazendo tudo errado, que é preciso modificar nossa maneira de pensar, pois é claro e verdadeiro, que a mãe natureza so esta nos retribuindo o que dela desejamos, e fizemos por merecer.
É meu caro pé, a culpa é sempre da natureza!
Eu costumo listar uma série de atitudes negativas, do ser humano, em relação a natureza…
Parece repetitivo, mas a cada questionamento ecológico, elas me parecem mais atuais do que nunca…
Não existem argumentos ou palavras que sufocam esta verdade terrível…
Lá vai!!!
Do jeito que as coisas vão o ser humano é o inimigo natural do planeta.
Onde ele vai causa a destruição.
Ele chega num ambiente ecológico preservado…
O primeiro sinal de sua presença são suas fezes flutuando nos rios…
O segundo sinal de sua presença é cheiro da mata pegando fogo… Fumaça!!!
O terceiro sinal de sua presença é o desmatamento…
O quarto sinal de sua presença é a matança dos animais…
O quinto sinal de sua presença é a estrada aberta na mata…
O sexto sinal de sua presença é o caminhão passando na estrada…
O sétimo sinal de sua presença é a extração ilegal da madeira…
O oitavo sinal de sua presença é o pasto onde havia floresta…
O nono sinal de sua presença é o gado pastando…
O décimo sinal de sua presença é o governo regularizando tudo!!!
O SINAL DE SUA PRESENÇA É O AQUECIMENTO GLOBAL!!!
Este ciclo vai continuar por gerações e gerações até o fim…
Perdão pelo pessimismo.
Bom fim de semana…
Fui…
A terra se segura com muros de contenções,compilado ela se mantem parada tranqüila.
O vento,se contem com tapumes,vidros,portas,até com cortinas grossas e espeças.
O fogo se contem com um pano molhado,com um jato de agua.
A água,ah a água… nada a contém,comportas,murosvidross,nada nada a contem qdo em movimento.não esqueçam ela é fonte de vida,é a vida em pleno movimento,qdo nos sujamos de terra é ela que nos limpa,qdo o vento sopra e levanta poeira é ela que nos limpa
Qdo o fogo nos queima,é ela a agua que nos alivia a dor.
Mas a água é incontrolável,passsuavementete entre nossos dedos não conseguimos segurá-la nunca.
Sem ela não vamos sobreviver,com ela podemos morrer ,são as lágrimas da natureza nos dando sinal que algo está errado em nosso modo de viver.
Amigos, vamos prestar atenção no que ela quer nos dizer,vamos repensar em nosso modo de vida,vamos respeitar a natureza ela clama por compreensão,amor.
A culpa é de todos nós,os governantes,sgovernamam parbenefíciosoprópriosos,nada mais.
bjos
MUITO BOM PORQUINHO. SÁBIAS PALAVRAS! Pena que a grande maioria acha que a culpa é das chuvas, dos rios,do solo, das árvores…
Sinceramente, estou perplexa perante a esses desastres. Assisti imagens chocantes de caixões empilhados para enterro coletivo, fora as milhares de pessoas que ainda estão soterradas e não há estrutura suficiente para tantos casos; crianças sem ninguém, pessoas em choque, com fome ,sede…
Ontem, assisti o Jornal da Record e Ana Paula Padrão informou que num dos relatos do diário de D. Pedro II ocorreu chuvas fortes num período em que ele estava hospedado na Região Serrana e a rua do Imperador chegou encher. Ele chamou os especialistas na época para ver o que estava ocorrendo e lhe informaram que, futuramente, deveria se fazer obras para evitar desastres, além de evitar certos locais para construção, mas é aí? Fizeram? As cidades cresceram, cresceram…
As cidades que crescem de forma desordenada em locais que deveriam ser de prioridade da natureza são invadidas e ninguém toma providências de alocar essas pessoas onde não haja perigo. Beiras de rios, encostas, brejos e os próprios morros não são locais para construir, pois quando chove muito, os solos encharcam e dependendo da região há fissuras e desabamentos.
Quem são os responsáveis pela urbanização e construção de um cidade? Até onde sei é o governo local. São eles que deveriam estar atentos para evitar situações de desgraças. Afinal, quem é tem capacidade suficiente para avaliar um solo para construção? Até onde sei, os geólogos, geógrafos e os engenheiros civis e ambientais que são contratados pelo governo para avaliar os terrenos. Será que são? Por que não fizeram isso antes, Ah! ninguém imaginou que isso ia acontecer! Afinal, desde quando esse papo de meio ambiente é levado a sério?
Hoje, pela manhã, Carlos Minc ( especialista em meio ambiente) estava dando entrevista e disse que pessoas que moram em locais considerados de risco, na Região Serrana, ganharam na Justiça direito de se manterem lá – casas e fábricas- e tudo desabou! E agora? A responsabilidade é de quem?
Bom ,amiguinho, esse momento é muito triste e angustiante. Agora que tudo foi, infelizmente, devastado, cabe ao Poder Público repensar suas atitudes e fazer um melhor planejamento de tais regiões, levando em conta a natureza e, ir ao poucos desocupando os locais de perigo iminente.
Preservação, reflorestamento, drenagens do rios, nada de lixos nos rios e nas ruas, melhor finalização com os nossos resíduos, coletagem eficiente do lixo e reciclagem já diminuiriam em muito futuros desastres.
O mais triste é saber que no próximo ano, nesse mesmo período, haverá novos deslizamentos e vidas e sonhos perdidos no meio das chuvas, do barro, do lixo, dos desmoronamentos, independente de que classe social for as vítimas.
Muito amor, paz e luz para todos nós
A Cris já deu uma excelente resposta.
Assino embaixo das suas afirmações.
Um abraço
A mãe natureza não tem culpa, o homem provoca essas situações, tudo isso por causa da ganância e da ignorância. Hoje temos um grande avanço em relação a isso, mas ainda há aqueles que só querem saber de si próprios, como por exemplo o “amigo da natureza”, nosso querido VACARREZZA, e outras pessoas tbm. Mas tenho fé em Deus de que essas pessoas vão perceber que pelo dinheiro acabam perdendo a noção do certo e do errado !