Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Banheiros ecológicos, o que são?

Tenho um trabalho de quimica com este tema, e nao achei nada ainda. Me ajudem pf.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Banheiro ecológico é novidade para a casa.

    Alterar velhos hábitos é difícil. Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, por exemplo, é algo inimaginável para muitas pessoas. Mais fácil é provocar alterações externas que resultem em novos hábitos, mesmo sem querer. Ou perceber.

    Os novos metais e descargas sanitárias fazem isso. Enganam os consumidores que se deixam enganar. Porque as torneiras automáticas nada mais fazem que se fecharem e evitarem o desperdício da água enquanto a pessoa está ensaboando as mãos. Ou escovando os dentes.

    Chuveiros com redutores de pressão e niveladores de vazão fazem coisa semelhante. Eles diminuem em até 80% a vazão de água. Sem o usuário sequer perceber a redução!

    Os chamados restritores de vazão são pequenas peças que se encaixam em torneiras e chuveiros. Existem vários modelos e versões de 6, 8, 14 e 16 litros de água por minuto. Ou seja, a escolha desse produto é baseada em quanto se pretende limitar a vazão, e não exatamente na aparência dele. Em geral, industrial como a Deca recomendam a instalação em chuveiros ou torneiras que recebam água com pressão superior a 10 m.c.a.

    Abraço
    Flávio de Brito

  2. Ficou uma dúvida na sua pergunta:
    Banheiro químico, aquele que se usa em shows ao ar livre, possuem uma caixa, onde os dejetos são dissipados por química.
    Banheiro ecológico tem além de controladores de fluxo de agua, como descarga com dois botões, um para urina que solta menos agua e outro para fezes que solta mais agua, torneiras automáticas, arejadores de agua (vai na ponta da torneira e espalha o fluxo de agua), tmbm tem os aquecedores solares, que ficam expostos aos raios de sol, são tubos em um certo zigue zag cobertos com uma manta térmica negra, que aquece a agua do banho, economizando energia elétrica, a caixa desse sistema tmbm é térmica.
    Existe tmbm um reaproveitamento de agua, comum nos ralos e pias, menos a privada.Essa agua passa por uma filtragem e se torna agua de reuso, para lavar garagens, calçadas, regar plantas, mas não é potável.
    Sensores de presença nos mictórios, quando o cidadão vai urinar, nos mijadores masculinos individuais, ele aciona e solta agua para lavar o mijador, ou em alguns casos que vi, a agua dos ralos das torneiras, cai nos mijadores coletivos para enchaguar.
    Alguns banheiros de SHOPPING tem sopradores no lugar de papel, para diminuir a quantidade de papel, reduzindo o lixo.
    Sensores de presença nas luzes destes banheiros tmbm, assim diminui o gasto de energia elétrica.
    Faltou colocar que no Japão, existe o papel biodegradavel, que vc pode jogar na privada que se dissolve.
    Existe tmbm um tipo de fossa, que vi numas dessas TVs que trata parte dos dejetos, e se torna adubo para o plantio de alguns vegetais.

  3. 30/07/2006 – 10h47
    Brasileiros testam banheiro ecológico em festival português

    Castelo Branco, Portugal, 30 Jul (Lusa) – Sanitários que não precisam de água e chuveiros econômicos serão testados pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (Ipec) no Boom Festival 2006, na vila portuguesa de Idanha-a-Nova.

    O Boom Festival 2006 é uma iniciativa bienal de música eletrônica alternativa, que este ano vai de 3 a 9 de agosto. São esperadas 20 mil pessoas para esta sexta edição, cujo tema é a ecologia.

    Os banheiros e chuveiros ecológicos chegam a Portugal através dos brasileiros do Ipec, entidade fundada há oito anos que promove comunidades capazes de suprir suas necessidades básicas de forma ecológica, eficiente e com baixo custo. “Os banheiros ecológicos eliminam o uso da água. Não faz sentido misturar água, um bem precioso, com dejetos humanos”, afirmou à Agência Lusa André Soares, pesquisador do Ipec.

    O sistema funciona adicionando pó de serragem aos dejetos, que, por ação do sol, são transformados em fertilizante orgânico. O processo, chamado de compostagem termofílica, é indicado para utilização em locais onde não há disponibilidade de água ou de tratamento de esgoto.

    “Em vez de água que vai ser poluída e desperdiçada na descarga, é adicionada matéria orgânica seca (serragem). Depois os dejetos são deixados ao sol a uma temperatura de cerca de 65 graus, resultando na esterilização de todos os agentes patogênicos”, explicou Soares. Dos sanitários, os dejetos vão diretamente para recipientes onde “o problema é resolvido pela natureza”. Após quatro meses, o processo de esterilização é concluído e o adubo, pronto para ser utilizado nas culturas agrícolas.

    No Boom Festival, às margens da represa Marechal Carmona, já foram instalados 18 sanitários ecológicos – que, garante André Soares, não produzem cheiro desagradável. “Não tem cheiro, ao contrário dos sanitários portáteis tradicionais, que têm muitos inconvenientes”.

    O sistema foi financiado pela Fundação Banco do Brasil e apresentado em 2005. No nordeste brasileiro, já é utilizado em programas sociais “também como alternativa de renda para famílias pobres”. “É bom para o ambiente e pode ser até um negócio. A utilização como fertilizante é uma solução rural perfeita”, afirmou o pesquisador.

    Chuveiros

    Outro projeto do Ipec será testado no Boom Festival é dos chuveiros que economizam água. No total são 56 chuveiros, instalados em um local mais elevado, reduzindo a quantidade de água em até cinco litros por banho. “Uma válvula regula o fluxo para 10% de uma ducha normal, cinco litros de água por usuário. Consegue-se uma economia muito grande, principalmente com 20 mil pessoas”, afirmou Soares.

    “Acredito que este festival pode representar o exemplo de uma cidade de 20 mil habitantes a viverem de forma sustentável. Durante o festival vai ser possível tirar essas dúvidas”, disse o produtor do evento, Jorge Fialho.

  4. São banheiros onde a descarga é usada com caixa e tem dois niveis de agua, de 6 e 3 litros. A agua do banho tem uma extensão e vai diretamente para a caixa de descarga e muitas vezes para um compartimento externo onde é reaproveitada.
    abs

Perguntas Relacionadas