Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Biologia x Eng. Florestal!!!?

É verdade que o curso de engenharia florestal está tirando a vaga dos biólogos?
Minha prima cursa biologia e sempra fala dos FDP da eng. florestal que tão acabando com o mercado de trabalho dos biologos jogando-os direto para os colégios p/ darem aula sem mais opções.

As vezes penso que sim, corrijam-me se estiver errado, mas analisando as cadeiras de ambos cursos, me parece que o engenheiro florestal é um biologo super-dotado, com todo o conhecimento do biologo mas com habilidades da engenharia.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Olhe, o melhor a se fazer é procurar um profissional que já esteja atuando. Engenheiros são formados pra trabalhar em indústrias, mas ninguém impede que eles deêm aulas. Isso depende da pessoa e do seu destaque no seu campo. Você pode agora pensar que realmente quer trabalhar numa indústria, mas quando começar a cursar, você pode perceber que o que realmente você quer é seguir a área acadêmica.

    Enfim, são cursos diferentes, tente se perguntar como você quer trabalhar e tente pesquisar o que cada profissão te proporcionará. Não se guie pelo dinheiro, pois ele é apenas consequencia.

  2. A colega acima está completamente equivocada! Para poder ministrar aulas é necessário passar por um curso de licenciatura. Engenheiros florestais ou qualquer outra área somente estão aptos a ministrarem aulas após curso de complementação didática ou na Pós graduação com cursos de especialização. Atualmente, o MEC vem fiscalizando de perto esta questão e, caso haja alguma irregularidade, denúncias devem ser feitas. Cada profissão ocupa um nicho no mercado. Existe lugar ao Sol para todos. Engenheiro florestal tem a sua competência de atuação e o biólogo a sua: eles trabalham com produção extrativista, produção de plantas para corte – manejo de florestas. Os biólogos trabalham defendendo e criando subsídios para os outros campos de atuação, assim como analisando o ecossistema em questão, fazendo estudo de home range (área de vida) de espécies animais, avaliando o fluxo gênico nas populações estabelecidas. Portanto, o trabalho de biólogo é ciência básica, pura. As outras áreas pegam esse conhecimento fundamental e o utiliza para o desenvolvimento de projetos de produção em larga escala, por exemplo. O que manda no mercado atualmente é, além da excelência de formação, a especialização: mestrado, doutorado, ok? Paz e bem a todos…

  3. Eu tenho formação nas Ciências Biológicas e não (nunca me senti) me sinto ameaçado por um Engenheiro Florestal. A sua prima está cursando a faculdade, é normal que exista um certa disputa entre alguns cursos da área da saúde. Biólogo não serve apenas para lecionar, assim como afirmou uma colega que teve uma ótima resposta acima de mim, é necessário ter o grau de Licenciatura para poder lecionar para o ensino médio e fundamental. O meu curso de Ciências Biológicas não há licenciatura, apenas bacharelado e quero afirmar aqui que nunca passei fome.

    Se você colocar a grade curricular do curso de EF frente ao CB verá que, o primeiro é extremamente voltado para a gestão do meio ambiente (solo, geologia, topografia…), enquanto que o segundo é extremamente voltado para o entendimento da vida em todas as suas diferentes formas. um pode atingir o outro (limnologia, zoologia 1 2 3 4.., etnobotanica, estatística aplicada), mas TALVEZ apenas em níveis mais elevados (Extensão, Mestrado e Doutorado).

    A ciência está toda picada em pequenas partes, onde o verdadeiro estudante que se engajar não poderá relutar em estudar nada das partes fundamentais. Tive um professor que se formou em farmácia, foi professor de estatística na faculdade e agora dá aula de Comunidades Vegetais ganhando 10 mil por mês.

    O editor da revista Etologia deve ganhar seus 15 mil por mes sendo ele formado em psicologia e depois fez mestrado de comportamento animal.

    “no pain , no gain”

Perguntas Relacionadas