Eu já fiz aquela experiência de pegar uma lagarta e vê-la fazer seu casulo, e hoje encontrei uma lagarta enorme, de cor verde amarelada, parece que é da família dos Saturnídeos, com cerdas visíveis que parecem com ramos de pinheiro. Eu sei que ela é perigosa, mas será que eu devo esperá-la fazer o casulo (se é que ela vira borboleta ou mariposa) , ou deixá-la livre para não contribuir com a perpetuação dessa espécie perigosa? Respondam por favoor, obrigada ^^
P.S.: Se eu fiz essa pergunta aqui é óbvio que não encontrei algo no google que possa me ajudar, então…. eu já procurei no google tá?
É uma experiência mto interessante e se vc soltá-la assim que ela se transformar em borboleta ou mariposa, não vejo problema algum. Só lembre-se de tomar os cuidados necessários:
-Ao capturá-la não toque diretamente nela, tome cuidado.
– Verifique exatamente a planta em que ela estava qndo a encontrou, pois é da folha desta planta que ela se alimenta (não inventa de dar outra!!!)
– Procure colocá-la em um recipiente fechado, porém com ventilação para que ela não escape e nem morra sufocada ( pode ser um vidro grande com buracos na tampa ou um aquário)
– Existem diversos tipos de lagartas com diversos tipos de casulos, se não sabemos qual é o tipo que ela irá fazer, devemos deixar o ambiente propício para ela fazer o seu casulo. Porque existem umas (principalmente as mariposas) que fazem o casulo no substrato (no chão) outras se pinduram em galhos, portanto vc deve colocar galinhos horizontais para ela se pendurar.
Ela causa uma queimadura, com muita dor (eu já tive essa experiência). Entretanto, não a considero perigosa, inclusive porque não a utiliza como arma, mas como proteção passiva. Deixa ela viver, afinal faz parte do ecossistema e não oferece grandes riscos.
Bem, você disse que era da família dos saturnídeos (Saturniidae), mas que eu saiba, as lagartas da família são as taturanas. (Você pegou uma taturana)?
Agora respondendo a pergunta, se você gosta mesmo de insetos e borboletas, eu poderia te sugerir a fazer isso:
Pegue um aquário bem grande, monte um pequeno ecossistema lá dentro (com água, plantas, terra, etc. Te sugiro também a deixar quase sempre fechado. Ou seja, o inseto não terá outra opção a não ser fazer o casulo lá dentro. E durante esse tempo, você observa. Deoois que ela fizer o casulo, você já pode deixar com a tampa aberta. Pois quando ela gnhar asas, aí ela merece a liberdade, não é mesmo? Você pode observar ela saindo do casulo, e além disso, em outros tempos, você pode usar para ter pequenos ecossistemas, se você gosta mesmo de insetos.
Espero ter ajudado, e valeu, pois essa pergunta foi a MILÉSIMA PERGUNTA que eu respondo aqui no yahoo! 😀 😀 😀