Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Buraco Negro Atraindo um Planeta?

Essa é minha primeira pergunta aqui no fórum, já pesquisei no google mais não obtive uma resposta, a pergunta é essa se o buraco negro tem o campo gravitacional tão intenso que nem velocidade da luz escapa, vou usar como exemplo um planeta, pq o planeta não vai ao centro do buraco negro já q ele esta sendo atraindo? pq o planeta fica rodeando?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Qualquer coisa que orbite um buraco negro tem uma órbita espiral e acabará sendo engolido.
    O problema é que o campo gravitacional é tão forte que o planeta seria completamente destruido antes de chegar ao horizonte de eventos.
    A velocidade de rotação aumenta tanto que até os atomos são esmigalhados antes de serem engolidos.

  2. Diferente do que muitos acham, o campo gravitacional de um buraco negro é absolutamente igual ao campo de qualquer outro astro, ou seja, obedece a fórmula:
    Eg = GM/r²

    Porque corpos orbitam em torno de um buraco negro? Pelo mesmo motivo que orbitam qualquer outro corpo massivo no universo. A física mostra que só existem 3 tipos de órbita possíveis em torno de um astro que possui um campo como definido na fórmula acima:
    – Círculo: essa órbita é raríssima, pois qualquer perturbação é capaz de desestabilizá-la em outro tipo de órbita;
    – Elípse: é a órbita fechada mais comum. É a órbita desenhada por todos os planetas, cometas e demais corpos de massa razoável em nosso sistema solar, por exemplo.
    – Parábola: essa órbita ocorre quando um objeto se aproxima de um astro a uma velocidade muito alta. Ela é uma órbita aberta, ou seja, um corpo que assume essa órbita irá se afastar para sempre.

    Outras formas mais complexas de órbita podem ocorrer por interferências do meio. Por exemplo, se um planeta está em uma região de alta densidade de gás, o atrito pode fazê-lo desacelerar o que torna sua órbita uma espiral descendente. Outra perturbação é o acoplamento com a rotação que pode fazer o planeta “roubar” momento da estrela e acelerar tornando sua órbita uma espiral ascendente, como é o caso do sistema Terra-Lua.

    Em resumo, jamais se esqueça: TODOS CORPOS COM MASSA ATRAEM OUTROS CORPOS COM MASSA POR CAUSA DE SEUS CAMPOS GRAVITACIONAIS. O CAMPO DE UM BURACO NEGRO É ABSOLUTAMENTE IGUAL AO CAMPO DE QUALQUER OUTRO ASTRO, LOGO SEU COMPORTAMENTO É IGUAL.

  3. Estrelas que tem entre 3 e 80 massas solares quando chegam ao final de suas vidas as camadas externas dessas estrelas caem em direção ao centro da estrela e não encontram nem uma força que contrabalanceiem de nenhum modo, então se transformam num Buraco Negro, segundo a Teoria da Relatividade, estes corpos não emitem e nem refletem a luz, por isso os denominamos “Buracos Negros”. Respondendo o teu questionamento: no centro da Via Láctea há um grande Buraco Negro, o qual exerce uma força centrípeda sobre os braços estelares, o suficiente para não deixar que as Estrelas sejam arremessadas para fora da Galáxia.

Perguntas Relacionadas