Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Cambio automatico ou automatizado?

Gente qual a diferença? e qual o melhor e mais seguro?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Bom…
    Cambio automatico, é um cambio automatico normal, com a caixa de cambio com os discos planetários e conversor de torque regados por óleo lubrificante.

    Cambio Automatizado, Sistema que automatiza as trocas de marcha de modo eletronico, porém, possui a tradicional embreagem dos carros manuais…

    Ao meu ponto de vista o cambio automatizado é uma tecnologia que está se popularizando muito atualmente, porém há alguns anos atras poderiamos ver carros semi-automaticos que não se deram muito bem na tarefa, como o Palio Citymatic e o Classe A semi-auto.
    Quando falamos em cambio, o assunto é bem abrangente, porém, vou tentar ser direto.

    Cambio Automatico: Estrutura já conhecida, ele depende do conversor de torque para distribuir a tração do motor para as rodas. (no cambio manual é feito pela embreagem)
    Normalmente, um cambio automatico dura o equivalente ou Mais do que um cambio manual, Duram tranquilamente 300, 400 mil Km (com a manutenção em dia, claro)

    Não posso falar em cambio automatizado se não mencionar o manual, portanto, o cambio manual, é uma estrutura mais simples, que depende além do cambio, também da embreagem para a troca de marchas. Normalmente uma embreagem tem a vida útil de aproximadamente 70 mil km, porém, há carros em que precisam ser trocadas com 40 mil e outras que chegam a 120mil km. O cambio automatizado, nada mais é do que uma “central eletronica” a grosso modo, que faz a troca das marchas utilizando a embreagem do veiculo.

    Qual é a vantagem de um automatico: Além da troca de óleo e verificação do sistema, dificilmente terá gastos com a transmissão.
    Desvantagem do Automatico: Caso houver um descuido com a transmissão como falta de troca do fluido, o prejuizo pode chegar facilmente aos R$5.000,00 para troca de toda a transmissão. (O óleo fica velho, denso, cria bolhas, entope o filtro (nesse estágio já fica meio dificil de engatar as marchas), as bolhas e a densidade do óleo afetam o resto da transmissão fazendo um barulho no cambio e em breve o cambio trava). Pronto… R$5.000,00 no lixo.

    Vantagem do manual/automatizado: Manutenção mais simples, Mercado em expansão para a categoria.
    Algumas desvantagens: A embreagem tem a tendência a ser um gasto “garantido” tendo que ser trocada por volta dos 80mi km e ter um custo de R$600,00 até R$1.500,00 (num carro popular até médio).
    E também ja tive problemas com Câmbio manual, por vazamento de óleo, prejuizo ficou na barreira dos R$4.800,00 + R$750,00 da Embreagem. Isso superaria uma quebra de um cambio automatico por completo.
    Além… do módulo eletronico, que é o que monitura e coordena as trocas. Como no caso dos Classes A são um mico para revende-los, pois, se um módulo desses queimar, o custo fica astronomico e o veiculo para, sem dar sinais antes de acontecer o problema… simplesmente, “acontece”.

    Bom, tudo isso para falar que prefiro Automático.
    Talvez daqui alguns anos eu possa pensar em comprar um carro automatizado, mas só depois de começar a ver o comportamento dos cambios com altas quilometragens.

    Aliás, entendo mais de cambio automatico do que automatizado, mas foi uma “breve” demonstração pela paixão que possuo pelo assunto. Peço-lhe desculpas pela resposta “curta”.

    Obrigado, e boas compras.

    Ps.: em termos de segurança, ambos são equivalentes acredito…
    Cada um tem um tipo de “toque” dependendo do cambio At. ou Tiptronic ou Automatizado.
    Com o tempo se aprende! pegar as manhas é simples, mas só dirigindo e testando mesmo.
    Caso tiver alguma duvida em expecifico pode me contactar
    [email protected]

  2. Como acima já tem uma resposta bem abrangente vou falar somente que o automático favorece mais o conforto (não se percebe as trocas de marcha), mas o consumo aumenta.
    No automatizado vc sente os trancos das trocas de marcha (por mais que as propagandas digam que não, e isso pode ser um incomodo) mas em compensação o consumo de combustível é menor que no automático, o preço para se comprar um carro automatizado tbm é bem menor, temos carros populares com esses câmbios agora (Gol e Pálio).

  3. Lia,esqueça o automatizado,o automático é muito melhor e mais duravel,visto que o automatizado é um câmbio normal com uma parafernalia para parecer automatico,entendeu !valeu!!!!!!!!!

  4. Já responderam, eu dirigi um carro automático uma semana, é show de bola, me adaptei rápido e muito bem. Não sei quando o brasileiro vai entrar de cabeça nesta comodidade …

    °°°

  5. Vou ser breve, pois possuo os dois na garagem. Um astra aut e um stilo dualogic. Diferença entre os dois: Automatizado desce nas decidas, ele não segura o carro como um automatico faz, o dualogic da uns trancos, mas é coisa de costume. Eu acho o aut bem mais macio de pilotar, mas o dualogic é mais esportivo, da pra sair derrapando e tudo mais,e é muito parecido com o manual, apenas passa as marchas pra vc.

Perguntas Relacionadas