Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Carbono 14 e processos de datação me ajudem quem trabalha com arqueologia…?

Eu queria fazer uma experiência com Carbono 14. ou algum processo de datação ensinando para leigos, acho muito interessante o carbono 14. Me ajudem por favor

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Como se realiza a prova do Carbono 14 para conhecer a idade dos restos encontrados por paleontólogos?

    A técnica do carbono-14 foi descoberta nos anos quarenta por Willard Libby. Ele percebeu que a quantidade de carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores de carbono-14 em um objeto fóssil nos dá pistas muito exata sdos anos decorridos desde sua morte.

    Esta técnica é aplicável à madeira, carbono, sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas – ou seja todo material que conteve carbono em alguma de suas formas. Como o exame se baseia na determinação de idade através da quantidade de carbono-14 e que esta diminui com o passar do tempo, ele só pode ser usado para datar amostras que tenham entre 50 mil e 70 mil anos de idade.

    A radioatividade do carbono 14
    Libby, que era químico, utilizou em 1947 um contador Geiger para medir a radioatividade do C-14 existente em vários objetos. Este é um isótopo radioativo instável, que decai a um ritmo perfeitamente mensurável a partir da morte de um organismo vivo. Libby usou objetos de idade conhecida (respaldada por documentos históricos), e comparou esta com os resultados de sua radiodatação. Os diferentes testes realizados demonstraram a viabilidade do método até cerca de 70 mil anos.

    O C-14 se produz pela ação dos raios cósmicos sobre o nitrogênio-14 e é absorvido pelas plantas. Quando estas são ingeridas pelos animais, o C-14 passa aos tecidos, onde se acumula. Ao morrer, este processo se detêm e o isótopo começa a desintegrar-se para converter-se de novo em nitrogênio-14. A partir desse momento, a quantidade de C-14 existente em um tecido orgânico se dividirá pela metade a cada 5.730 anos. Cerca de 50 mil anos depois, esta quantidade começa a ser pequena demais para uma datação precisa.

    Depois de uma extração, o objeto a datar deve ser protegido de qualquer contaminação que possa mascarar os resultados. Feito isto, se leva ao laboratório onde se contará o número de radiações beta produzidas por minuto e por grama de material. O máximo são 15 radiações beta, cifra que se dividirá por dois por cada período de 5.730 anos de idade da amostra.

  2. Não creio que seja possível fazer um experimento de datação sem equipamentos específicos em ambiente controlado. Para medir a quantidade de carbono 14 em uma amostra é necessário um aparelho chamado espectrômetro de massa que não é nada barato tampouco fácil de se operar.

    Por outro lado, dá pra aprender a física por trás da datação e fazer alguns cálculos a partir de dados fictícios. O segundo link nas fontes, tem detalhes matemáticos da técnica.

  3. O conceito de Carbono-14 pode ser trabalhado durante a introdução da disciplina de Química Orgânica. É interessante para os alunos saberem que o Carbono é um dos elementos mais importantes e está presente em toda parte: nos alimentos que ingerimos, nas roupas que vestimos (polímeros nylon), e até faz parte de nossa estrutura corpórea. O carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, como também em todos os seres vivos, e é justamente sobre esta forma que iremos tratar neste contexto..

    http://www.allaboutarchaeology.org/portuguese/datacao-por-carbono.htm

Perguntas Relacionadas