Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

cite os beneficios gerdos pela revolução industrial nos diversos setores economicos?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Anteriormente à primeira Revolução Industrial, a idéia de lucro das indústrias era baseada na produção de artigos de luxo. Quanto mais exclusivo e caro era a mercadoria, maior seria o lucro. Desse modo, as classes mais pobres ficavam de fora.
    Na primeira Revolução Industrial, a matriz energética que movia as indústrias era o carvão. A finalidade era criar produtos de baixo custo para atender até mesmo níveis de demanda que até então não existiam. Como no caso da indústria têxtil, pois antes de ser inventado o tear mecânico a vapor, as roupas eram muito caras, logo, não acessíveis à grande maioria da população, e com a primeira Revolução Industrial, o lucro das empresas passou a ter relação com a necessidade do aumento da demanda , com o barateamento do produto gerado pela maior escala de produção a menores custos. Ou seja, tornou-se necessário que as classes mais pobres passassem a ser consumidores.
    Na segunda Revolução Industrial, muitas coisas já haviam mudado, a maioria dos países percebeu que os países que se industrializavam ficavam mais poderosos e ricos do que os países que se dedicavam a pecuária ou a agricultura. Ficou, portanto, clara a maior capacidade de acumulação, dominação e enriquecimento a partir do processo industrial.
    A economia passou a ser baseada no petróleo e na eletricidade, então os lucros não poderiam mais depender da venda de produtos mais baratos. Era preciso vender em grande escala com uma margem menor, para poder competir com outras empresas,já que a produção a partir da indústria do século anterior estava muito mais difundida.
    Com os lucros dependendo cada vez mais de escalas maiores, surgiu a necessidade de conquistar novos mercados (junto com ela, a competição).
    A globalização possibilitou que as indústrias tivessem acesso a mudanças no modelo produtivo, para que pudessem se manter na concorrência entre os países capitalistas. Isso caracteriza, portanto, uma grande importância da inovação e criatividade nos processos produtivo e competitivo mundiais como meios de garantir a sobrevivência e o ganho de mercados por parte das empresas inseridas no contexto global de produção.
    Mas com todos esses processos ocorrendo é importante salientar que os países desenvolvidos aumentaram seu poder de influência sobre alguns dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, principalmente financeiramente.

Perguntas Relacionadas