Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como a taxa de câmbio é determinada?

eu sei o que é câmbio, os tipos fixo e flutuante, como afeta isso no mercado e tudo mais. Sei que a taxa de câmbio é a relação entre o valor da moeda nacional e estrangeira.
Mas gostaria de saber como que é determinada essa taxa, tipo como que ela muda de dia para dia, como o governo consegue ter noção total e estipular uma taxa diferente de um dia para outro?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. O sistema de cämbio é bem complexo e sujeito a muitas variáveis. VOu dar uma explicação simplificada com fins didáticos mas ela não é completa, ok ?

    Todas as operações de cämbio com moeda estrangeira, a princípio, são reguladas pelo Banco Central que também regula a emissão de papel moeda no país. Assim, quando se quer trocar moeda, compra-se e vende-se essas moedas no Banco Central.

    Existe um “estoque” de moedas, tanto a nossa moeda, o real, como os dólares (por exemplo) no BC. COnsidere que esse estoque é “finito”. Isso significa que se a procura por uma moeda aumentar, é natural que o “preço” dela aumente, lei da oferta-e-da-procura.

    Assim, quando investidores estrangeiros se interessam em aplicar dinheiro no Brasil eles querem trocar dólares por reais e oferecem MAIS dólares para cada real. Nesse momento, o dólar “cai” em relação ao Real.

    Quando os brasileiros precisam mandar dinheiro para fora, investir lá fora, comprar em viagens, remeter lucros de volta a matriz no estrangeiro, eles precisam trocar reais por dólares. Como existem poucos dólares, o preço sobe, aí diz-se que o dólar “subiu” em relação ao real.

    Antigamente a taxa de cämbio era “determinada” artificialmente pelo governo. Isso nunca funcionou direito. O valor da moeda de um país é um reflexo do valor da sua economia. O dinheiro, o chamado “M1” deve ser compatível com o volume de riquezas que é gerada e circula naquele país. Infelizmente, antigamente, antes do plano Real, o governo emitia papel moeda para pagar as contas dele. Hoje ele emite títulos públicos, mas é outra história. Essa manipulação do volume de moeda e da taxa de cämbio era uma quimera, uma fantasia. O dólar paralelo era o que tinha a taxa válida do ponto de vista econömico, embora tivesse muita distorção pois estava mais sujeito a especulaçào e fraude.

    Hoje em dia, o BC deixa o cämbio flutuar de acordo com as regras de mercado …. em termos. De vez em quando BC “intervém” no mercado comprando e vendendo dólares. Tirando ou colocando dólares no mercado para amortecer os movimentos especulativos. Por exemplo, grandes investidores começam a comprar dólares para criar uma alta artificial e alavancar recebíveis que tem em dólares. Aï o governo acaba a festa e vende dólares que tem na reserva até o fólego do especulador não aguentar mais. Ou ao contrário, empresas querem receber em reais e vendem dólares para desvalorizá-lo. Aí o governo vem e compra esses dólares.

    O problema é que por mais que o governo jure de pés juntos existe sim um pouco de especulação na movimentação do BC.

    O número que o BC divulga é uma média da taxa que raramente é praticada na vida real. Tente comprar/vender dólares por essa taxa no seu banco e verá que aqui em baixo as leis são diferentes.

  2. Assim como em qualquer tipo de mercado, pela lei da oferta e da procura.O governo intervém no mercado como um regulador,para que não haja especulações de grupos interessados em baixar ou elevar artificialmente o valor da moeda.Deus te abençoe e bons negócios.

Perguntas Relacionadas