Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como adotar criança que a mãe entregou para mim?

Boa tarde, minha sogra quer adotar um bebê de pouco mais de 1 ano, a mãe não cuida e quer passar a guarda da criança pra ela, porém essa mãe descarada tem outro bebê de 6 meses e quer dar também. Nós não achamos justo separar os dois, então estamos pensando em ela pegar um e eu e meu marido o outro, porém não sei se é possível adotar mesmo sem comprovante de renda, pois somos autônomos. Será que alguém pode me responder como a justiça age nesses casos, se para a mãe entregar o filho a outra pessoa de papel passado oque é necessário?

Desde já agradeço a resposta e atenção de todos, obrigada.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Qualquer pessoa com reputação ilibada pode adotar uma criança, desde que a diferença de idade entre o adotante e o adotado seja, no mínimo, de 16 anos. O fato de vocês serem autônomos não interfere em nada. Procure o Conselho Tutelar da sua cidade, ou o Juizado da Criança e da Juventude como é aqui em BH, e requeira a guarda provisória da criança. Já que a mãe decidiu se desfazer das crianças será mais fácil. Obtida a guarda provisória, é necessário nomear um advogado (o processo de adoção requer obrigatoriamente esse tipo de profissional), e dar entrada no processo de adoção propriamente dito. Caso não haja nenhum problema no percurso, o processo dura mais ou menos um ano. Aí, o Juiz dá a sentença de adoção, da perda do pátrio poder dos pais biológicos (isso significa que a família biológica perde todos os vínculos com a criança, exceto para fins de casamento, ou seja, irmão continua não podendo casar com irmão, entendeu?), e expede também um mandato de cancelamento da certidão original da criança e a confecção de uma nova, agora com o sobrenome e dados da família adotiva. Nenhuma informação pode constar na certidão de nascimento sobre a adoção (é lei). Boa sorte e muita paz. Eu tenho dois filhos adotivos, te garanto, você não vai se arrepender!

  2. Vcs e a mãe das crianças vão ao forum, lá vão preencher um cadastro e vcs ganham a guarda provisória após um pequeno processo. A renda não tem nada a ver, uma conseheira tutelar, psicóloga ou assistente social irá visitar vcs e ver se está melhor com vcs ou com a mãe genética (neste caso é mais fácil, pois a mãe genética não os quer). Ganham a guarda permanente com certeza depois disso.

    O que vale é o amor, se tem alguém pra olhar a criança todos os dias, alimento, e um teto que não precisa ser fixo. Hoje está bem mais fácil adotar um bebê.

Perguntas Relacionadas