Eu comprei um calopsita MACHO ja faiz umas 3 semanas, ele não é filhote mais ainda não é totalmente adulta,vamos dizer que uma calopsita quase adulta ;D.
Mais ele é arisco e eu gostaria de amansá-lo.Porém,ele é muito arisco e medroso,não sei o que fazer,ja tentei pegar ele na mão mais nunca consigo, e quando consigo ele me bica mt forte e eu acabo desistindo de pega-lo.só consigo tirar ele da gaiola deixando ela aberta e saindo do comôdo,ele tem muito medo de min,não consigo me aproximar dele e nem faze-lo vir na minha mão,o que eu faço pra amansa-lo? valendo 10 pontos *-*
Um dos itens que mais chama a atenção dos amantes destas aves é a possibilidade de amansá-las. Desta forma as calopsitas passam a ser, nestes casos, aves de estimação. Atualmente este segmento de aves é conhecido como Aves de Toque pelo fato de que elas e outras aves poderem ser tocadas, acariciadas e responderem a estes estímulos. Uma vez que criam vínculos com seu criador acabam sendo criadas como animais de estimação. Este talvez seja um dos fatores que mais tenha difundido para sua expansão nos lares. Embora possam ser criadas em gaiolas – a exemplo de outras aves – podem ser criadas soltas nos acompanhando pela casa enquanto vemos filmes, lemos um livro. Por vezes parece que acabam por apreciar mais a companhia humana do que a da própria espécie. Ou pensam que são seres humanos pequenos ou que nós somos enormes calopsitas. Seu criador ou dono acaba fazendo parte de seu ‘bando’ e, desta forma, as famílias acabam por ganhar mais um membro.
Criança brincando com sua CalopsitaA diferenciação entre as aves “normais” e as mansas depende fundamentalmente de como elas são criadas. Muitos criadores optam por separá-las ainda bem jovens e alimentá-las pessoalmente, conforme tabela que pode ser seguida no item ALIMENTAÇÃO. Embora este seja realmente o método mais ‘fácil’ de amansá-las, há inconvenientes. Uma vez que acabamos fazendo às vezes dos pais ao alimentá-las elas acabam facilmente nos aceitando e ficando, conseqüentemente, naturalmente mansas. O risco é que quando os pais alimentam os filhotes pela regurgitação acabam diretamente fornecendo anticorpos que as protegem naturalmente durante toda sua vida. Por melhor que seja a qualidade da ‘papinha’ que fornecemos a elas nunca terá os mesmos efeitos que uma alimentação natural fornece. Desta maneira acabamos por obter um animal realmente mais dócil porém com resistência diminuída e, certamente, com menos tempo de vida. Se também não efetuarmos esta alimentação de forma compartilhada (entre as várias pessoas da família) existe a tendência de aquela ave acabar por aceitar como seu ‘dono’ somente o criador efetivo, rejeitando em maior ou menor grau os demais membros da família. Normalmente os machos tendem a adquirir mais facilmente este comportamento do que as fêmeas. Se diversas pessoas efetuam sua alimentação ela acaba aceitando parcialmente a todos. Mas não é raro que, mesmo assim, a ave acabe por ‘escolher’ alguma pessoa como seu dono, a exemplo do que ocorre com as demais espécies de psitacídeos.
Cara vc so tinha q fazer uma coisa comprar uma calopsita macho mas filhote.
Mas do jeito que vc falou vc nao vai consegui pega ela na mao pois ela vai te morder dea num local aonde passa bastante gente ela vai se amassando sozinha
MELHOR RESPOSTA??
eu vou tentar e ter muita paciência
valeu por tudo ai galerinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!