Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como Creta foi formada? Qual o relacionamento de Creta com os mitos? E o relato de civilização creto-micênica?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. A origem da civilização grega está intimamente ligada à ilha de Creta, ao sul do Mar Egeu.
    Apesar das informações esparsas sobre o seu passado, sabemos de algumas características dessa civilização que foram mantidas no processo de elaboração da cultura grega. A lenda do Minotauro, por exemplo, tem sua história ambientada em Cnossos, uma das mais importantes cidades dessa civilização.
    Estima-se que os primeiros vilarejos de Creta tenham aparecido entre 3000 e 2000 a.C.. Seus primeiros habitantes provavelmente se ocupavam da agricultura e da exportação de utensílios de metal para os vários comerciantes do Mar Egeu.
    Não há muitas informações sobre a história de Creta, pois a escrita minóica, que era utilizada pelo povo cretense, ainda não foi totalmente decifrada. A escrita minóica era semelhante aos hieróglifos egípcios, formada por pequenas figuras e símbolos. Apenas os relatos dos antigos gregos, de obras do século VI e V a.C., e sobretudo as escavações arqueológicas, permitem-nos reconstruir, em parte a história desse povo e conhecer um pouco de sua cultura.
    Existem muitas divergências sobre como a civilização cretense organizou as suas instituições políticas. Apesar de não ser possível afirmar que estes viveram sob o comando de uma monarquia centralizada, vários documentos atestam que havia o controle da elite comercial e outras figuras políticas locais em Creta. O mais conhecido indício de experiência monárquica está ligado ao rei Minos, lendário governante que aparece em vários relatos da mitologia desse povo.
    Provavelmente por volta do século XIV a.C., Creta foi dominada pelos aqueus, povo que invadiu a região da Grécia e estabeleceu-se na cidade de Micenas. Da união de culturas dos dois povos surgiu a civilização creto-micênica, ponto de partida para a brilhante cultura grega.
    Micenas tornou-se uma importante cidade e dominou toda a região do Mediterrâneo oriental, incluindo a cidade de Tróia. Essa conquista é descrita nas narrativas sobre a guerra de Tróia, que teria ocorrido por volta de 1200 a.C.
    Abraço !!

  2. Sobre o Período Creto-Micênico…

    Alice, este período, que durou de certa de 2700 à aproximadamente 1200 a.C., é destacado por duas grandes civilizações: a Minóica, que se estabeleceu na Ilha de Creta, e a Micênica, que se destacou em Micenas, cidade grega situada no nordeste da Argólia.

    A civilização minóica, nomeada assim em referência a um rei mítico chamado Minos, teve como principal centro a cidade de Cnossos. Sua administração estava centralizada em curiosos palácios circundados por labirintos e famosos por causa da lenda do Minotauro.

    É necessário destacar que nestes palácios não havia muralhas. Isso, antes de qualquer coisa, revela certa despreocupação com ataques externos, o que é intrigante, já que Creta está geograficamente situada entre as ilhas egéias, o continente grego e a Ásia menor.

    A escrita “Linear A” existente ali, dá conta da existência de um Estado evoluído, que tinha como principal atividade econômica o comércio. Eles deviam controlar as rotas comerciais daquela região em um sistema talassocrático.

    Por volta de 1450 a.C., Creta, que depois seria conhecida como a terra natal de Zeus, acabou sendo invadida pelos micênios, que difundiram sua cultura pela ilha rapidamente.

    A civilização micênica iniciou-se por volta de 2.400 a.C., quando grupos provenientes da região dos Bálcãs ou da Anatólia chegaram à Grécia. Esta informação é confirmada pela arqueologia e o registro de cultura material sugere que, ao contrário do que fariam depois com a civilização minóica, a entrada desses grupos não se deu por invasão, mas sim por migrações sucessivas.

    Os micênios já falavam o Grego e também possuíam palácios como centros administrativos. E após controlarem a ilha de Creta, eles utilizaram a escrita minóica para estabelecer outra que convencionou chamar de “linear B”.

    Contudo, aproximadamente em 1200 a.C., esse período áureo começa a declinar. As causas são incertas. Talvez devido à invasão dos povos dóricos, que teriam causado fortes transtornos internos para os povos micênicos; ou talvez devido à decadência da civilização hitita, que teria ocasionado a queda nas rotas comerciais. Qual seja a causa, o que se sabe é que o mundo micênico entrou em colapso, dando início a um longo período de trevas.

Perguntas Relacionadas