Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como devo proceder com meu ex marido para o pagamento da pensão de nosso filho?

Sempre que tenho algum desentendimento com meu ex, ele me intimida dizendo que não pagará a pensão de nosso filho menor. Estamos separados legalmente há 1 ano, mas não existe nenhum documento sobre o pagamento da pensão, na época da separação firmamos um acordo. Recentemente após uma discussão, ele me disse que não pagará mais a pensão, disse ainda que se eu quiser ver algum centavo dele terei que mover uma ação contra ele para que seja efetuado tal pagamento. Na época da separação ele contribuía com 100 reais porque ganhava salário mínimo e tinha seus gastos com a faculdade, hoje ele encontra-se em um novo emprego ganhando 2 salários e não estuda mais… e estava contribuindo com 150 reais, este mês ele disse que não pagará mais… O que devo fazer para fazer valer os direitos de meu filho? Hoje não tenho condições de pagar um advogado, necessito de uma orientação, quero ter a certeza que meu filho está recebendo o que tem de direito e ficar tranquila, pois uma vez documentado penso eu, que ele não poderá mais me intimidar com suas palavras e ações.. Me ajudem….

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

12 Respostas

  1. Se for comprovado que você não tem renda suficiente para contratar um advogado, procure a defensoria pública da sua cidade. Eles são advogados, pagos pelo governo para cuidar de casos de pessoas como você que não tem condições de pagar um.
    Minha querida vá fundo, mova uma ação contra esse calhorda, pois essa é uma questão jurídica, que o judiciário é mais eficiente.
    Na justiça é assim, se o juíszestabelecer que o pai do seu filho terá como obrigação pagar mensalmente uma determinada quantia, e o mesmo não cumprir, imediatamente ele será preso, e só será liberto depois que efetuar o pagamento da pensão.

    Boa sorte!

  2. advogado é de menos, vai até a OAB da sua cidade e peça um advogado gratuito, você vai entrar com uma ação de alimentos contra ele, é bem rápido o juiz vai estipular um valor baseado em quanto ele ganha na folha de pagamento que é de 30%, o não pagamento no prazo de 90 dias acarretará em prisão, assim ele não vai mais te ameaçar porque pensão alimentícia ainda é a unica coisa que dá cadeia nesse país, boa sorte

  3. Bom dia, amiguinha! Junte CPF, RG. Registro de Nascimento da criança, endereço residencial, números de telefones, fixo e cel., se vc trabalha, procure levar uma Declaração da Empresa. Nomes de pelo menos 3 pessoas q possam ajudar vc solicitar a P.A. em favor do menor,Essas pessoas, não podem ser da sua família, e nem se rotularem de grandes amigas suas, ok? caso ele resolva optar por litigio, apos xerocar toda documentação,, vá ao Forum e busque a Defensoria Pública e provindencie, logo, logo, o pedido de PENSÃO ALIMENTÍCIA PARA SEU FILHO, e temporária para vc, pois ambos devem manter em pé de igualdade, o coforto e assistência à criança. No caso do sujeito, vc apenas informa, em autos via advogado, o endereço resindencial e de trabalho do referido, o resto o Juiz resolve. NÃO CAIA EM PAPO DE HOMEM. ELES ADORAM REVIRAR O ZÓIM, FAZER FILHO. MAS, QUANDO SEPERAM, NEM SEMPRE SÃO HOMENS PARA HONRAR COM DIGNIDADE O LADO PATERNO. No mais, um ALERTA, evite filhos, trabalhe, se banque e entenda: FILHO É COISA SÉRIA, SE UM CARA TE PEDIR FILHO COMO PROVA DE AMOR, LEMBRE-SE, UM NOVO SER HUMANO VIRÁ, PARA SOFRER E SE TORNAR NO FUTURO, UM ORFÃOD E PAI, E SE A MÃE, NÃO TIVER JUIZO, INDA LHE OFERTA O DURO GOLPE DE CONVIVER COM UM PADRASTO, NEM SEMPRE AMISTOSO. Bjs e paz

  4. Se não quiser pagar advogado, vai na defensoria pública ou na OAB e contrata um de graça.
    OLHA SÓ: – Vc não tem nem a guarda do filho, portanto se seu ex quiser até levar ele embora morar com ele, ele pode fazer isso, pois ele sendo pai, manda na criança o mesmo tanto que vc… Já vi casos assim…
    Essas questões tem que ser resolvidas pela justiça… Vc tem que entrar na justiça pedindo a guarda do menor, regulamentação de visitas e pensão.

  5. Você só pode ter pensão legalmente pelo judiciário..para isso tem que ter advogado..No seu caso o melhor seria procurar a defendoria pública que é de graça…

  6. Bom amiga, procure o poupa tempo e recorra na justiça, eles vão te orientar vão te dar um advogado de defesa para ganhar o seu caso, e o juiz vai falar o valor que será pagado pro seu filho, ele vai pagar em torno de 300 reais de pensão, é 30% em cima do que ganha… Recorra mesmo, ele não tem direito de fazer isso com vc!!!
    Bjus

  7. Não adianta ele ficar te perturbando dizendo isso pois ele sabe que terá que pagar pensão, mesmo trabalhando ou não.Digo isto pois eu recebo pensão dos meus filhos e quando foi a audiência ele estava desempregado e teve que pagar e paga até hoje.
    Vai na defensoria publica e terá um advogado a sua disposição para entrar com a ação,vc vai precisar de informações da onde ele mora, se tiver Rg e Cpf dele será bom.
    Hoje caso de pensão é bem rapido e vc terá 30% do valor salário base dele.
    Então entre com a ação e seja feliz, pois depois que ele pagar a pensão e não ter medo de ser preso ele ficará calminho,calminho.
    Espero ter ajudado.

  8. leve ele na justiça e faça tudo legalmente…só assim tera como receber caso ele não queira pagar.
    meu ex era assim tbm….qualquer briga não queria mais pagar….mesmo com o judicial…um belo dia colquei ele na cadeia..ele ficou dez dias lá até eu aceitar o acordo q ele queria….conclusão NUNCA mais atrasou um dia de pensão…não tenha dó dele pq ele não tem por vc.
    bjs

  9. No fundo a sua relação com ex não terminou, ambos preferem essa briga a terem as coisas bem resolvidas no papel e cada um seguir seu caminho.

    A Justiça até é rápida para casos de pensão, mas não acho que seja essa ou outra solução que queira.

    Se não tiver esse motivo para suas picuinhas, como irão se relacionar.

    Há pessoas que preferem uma relação ruim, a nenhuma.

    É a única coisa de união entre vocês dois.

  10. Olá ,querida …

    Fernanda, meu amor,caso você não queira ter esses desabores de confusões e discussões com ele ,para que o direitos de seu filho ,seja respeitados ,entre na justiça que um juiz vai deteminar, valores e obrigaçõe dele pagar .VOCÊ não via ter mais nenhum desabores e desprazeres para cobrar lo ,aliás seu contato com ele, seu ex, será minimo, e a pensão de seu filho será , com toda , certeza garantida .Existe procuradoria pública onde há advogados,pago pelo estado , de graça .Informe se numa vara da familia , em qualquer forum .Pagar pensão ,independente de está empregado ou não,de alguma forma , é dever e obrigação legal , de todo e qualquer pai ou mãe .

    http://bilahretratosepalavras.blogspot.com/

    Beeeijos e beijos !!!
    Meu beijos para você ,querida .

Perguntas Relacionadas