Galera o lixo q produzimos não desaparece magicamente não, fica aí, poluindo o mundo, acabando com o solo, em breve ( se o mundo não acabar em 2012 hahaha) estaremos soterrados em nosso próprio lixo!
Já pensaram sobre isso?
Na minha cidade (rio de janeiro) não existe coleta publica seletiva, não adianta vc separar o lixo por q o lixeiro vai por tudo no mesmo lugar
Alguem tem sugestões ou idéias de como evitar q nos afoguemos em nosso descaso?
” Somente quando a última árvore for derrubada e o último animal for morto que o ser humano perceberá que dinheiro não se come”
o melhor que podemos fazer é reciclarmos o lixo…
– Diminuir o Lixo
Hoje em dia com a produção de bens em massa dá-nos a possibilidade de adquiri muitos bens a baixo preço, por isso muitas das vezes desperdiçamos e deitamos fora muitos produtos e materiais porque “depois se necessitarmos novamente compramos um novo”.
São estas e outras atitudes a causa de um dos maiores problemas que enfrentamos hoje em dia: a produção exagerada de lixo, que se deve muita das vezes ao desperdício.
Quando for deitar algo fora pense duas vezes, para além de estar a contribuir para um dos maiores problemas ambientais estará a deitar dinheiro no lixo. Reutilize tudo sempre que possível, dê largas à sua imaginação e ache formas criativas de aproveitar o lixo.
Substitua guardanapos de papel, papel de cozinha, lenços de papel por guardanapos e lenços de tecido e panos de cozinha.
Leve os seus próprios sacos quando vai ás compras. Se utiliza sacos de plástico utilize-os até estes estarem estragados. Dê prioridade a sacos e mochilas de tecido.
Uma alternativa aos sacos de plásticos são os Sacos plásticos reutilizáveis disponíveis em vários super e hiper-mercados.
Evite electrodomésticos ou aparelhos eléctricos a pilhas. Caso tenha mesmo de utilizar pilhas, utilize pilhas recarregáveis.
Utilize sempre objectos reutilizáveis, como canecas, marmitas, canetas de aparo etc., em vez de produtos descartáveis.
Faça compostagem no seu jardim ou varanda e utilize o composto nos seus canteiros.
Evite comprar produtos com muitas embalagens ou embalados.
Sempre que possível compre produtos avulso.
Pense duas vezes antes de deitar algo fora. Pense sempre se poderá reutilizar esse objecto (por exemplo: boiões de vidro para armazenas alimentos, restos de papel para notas).
Dê prioridade ao papel reciclado e evite sempre produtos de plástico.
Após uma refeição sempre que tenha sobras de comida pense se não poderá consumi-la posteriormente (ou congelar para uma utilização futura) em vez de deitar fora.
Doe sempre a roupa que não utiliza mais ou dê-lhe outro fim, como por exemplo panos para uso domestico, malas de trapos, em vez de a deitar fora.
Leia sempre jornais e revistas em cafés, bibliotecas, salas de espera, etc em vez de os comprar, ler e deitar fora.
Não se esqueça de separa o lixo em casa e deposita-lo nos locais apropriado.
PAPEL E CARTÃO:
Ecoponto: Azul
Depositar: Cartão e embalagens de Cartão, jornais, revistas, papel escrito, papel de escrita, papel de impressão, aparas de papel, cartolinas, caixas em geral, envelopes e sobrescritos.
Não Depositar: Etiquetas adesivas, papel autocolante, papel plastificado, papel vegetal, pratas, papel de fax, papel metalizado, papel sujo com restos alimentares ou produtos tóxicos, embalagens tetrapack, papel higiénico e guardanapos.
PLÁSTICO E METAIS
Ecoponto: Amarelo
Depositar: Garrafas, garrafões e frascos de plástico, sacos de plástico, esferovite limpa, pacotes de leite de sumo e de vinho, latas de bebidas, latas de conserva, tabuleiros de alumínio de congelados, embalagens de iogurte liquido, embalagens de champô.
Não Depositar: Tampas, copos de iogurte, electrodomésticos e embalagens que tenham contido óleos, gorduras ou substâncias perigosas.
VIDRO
Ecoponto: Verde
Depositar: Garrafas, frascos, boiões de vidro vazios.
Não Depositar: Cerâmicas, lâmpadas, rolhas, cristais, louças, espelhos, pirex.
PILHAS
Ecoponto: Encarnado
Depositar: Pilhas de aparelhos eléctricos e acumuladores (baterias de telemóveis).
Não Depositar: Baterias dos automóveis e outros materiais eléctricos ou electrónicos.
ECOCENTRO
Depositar: Baterias de automóveis, latas de tinta, óleo de motor, lâmpadas, Persianas, baldes de plástico, garrafões de vinho, resíduos verdes, entulho, madeiras e contraplacados, pneus, sofás, colchões, electrodomésticos (TV, computadores, fogões, frigoríficos, sucata, etc.).
Para mais informações contacte o Ecocentro da sua área.
TRUQUES E DICAS
As embalagens devem der espalmadas (para reduzir o volume) e escorrido o seu conteúdo e se possível passe as embalagens por água.
Caso tenha algum material reciclável que não cabe no Ecoponto, entregue-o no Ecocentro mais próximo de sua casa.
Uma forma fácil para ver se o papel é bom para ir para o Ecoponto é tentar rasgá-lo. Se não rasgar devido a uma espécie de película que estica deve ir para o lixo indiferenciado.
As Lâmpadas fluorescentes já são recicladas em Portugal. A empresa chama-se AMBICARE INDUSTRIAL – Tratamento de Resíduos S.A. enquanto que as lâmpadas incandescentes terão de ser depositadas no lixo indiferenciado.
O óleo resultante dos fritos deve ser colocado numa garrafa de plástico bem fechada, ou num saco de plástico bem fechado e sem ar, e ser colocado no contentor de lixo indiferenciado.
O óleo do carro deve ser depositado em oficinas.
A crescente utilização de produtos descartáveis contribui em muito para o aumento da geração de resíduos. Devemos procurar produtos que se degradem mais facilmente na natureza ao contrário de produtos de longa duração para se decomporem, como os plásticos e borrachas sintéticas. Preferir produtos ambientalmente corretos, que venham de empresas que respeitem o meio ambiente. Os passos principais são reduzir, reutilizar, reciclar (3Rs). Porque trocar o celular que funciona perfeitamente e tem pouco tempo de uso, só porque saiu uma versão nova, com funções que na maioria das vezes nem utilizamos???. Porque colocar um frasco de desodorante em uma sacola de plástico quando vou ao supermercado, se posso carrega-lo na mão???. São pequenos gestos que refletem em grandes atos. Devemos criar em nós mesmos uma consciência ambiental.
ñ produzir mais lixo..
Fácil..
Boooooa (y’
kkk’
mas olha o certo é ciclar 😀
Primeiro isso é uma questão de educação de avó para neto.
Segundo a qualidade dos governantes os quais escolhemos.(só bandidos)
Voce já viu alguem falando na tv sobre isso que vc falou?
Pede ao seu prefeito o tal de Eduardo paes para olhar aquela RODOVIÁRIA de vcs. Que vergonha.
Aquela passarela que sai da calçada e leva os infelizes para debaixo do armazém do cais do porto, que nojo. Fiquei horrorizado. A cidade que dizem ser o celeiro da cultura NACIONAL, está cada vez ruindo mais e mais.
o lixo nunca vai diminuir por isso e que existe a reciclagem que ajuda muito na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma