Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como distinguir prata do metal ou do ferro,o ouro pesa?

Como distinguir prata do metal ou do ferro,o ouro pesa?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Arte de contrastes
    A arte da damasquinaria de Toledo realça o brilho do ouro e da prata embutidos num fundo de aço negro bem vivo. Combina motivos ornamentais, como os caracteres árabes antigos, com desenhos florais e geométricos das culturas árabe e mudéjar. Vamos visitar Toledo para conhecer mais de perto essa tradição tão bem preservada por artesãos espanhóis.
    Andando pelas ruelas sinuosas do centro antigo de Toledo, você se sente na Idade Média. E logo descobre que a arte da damasquinaria continua bem viva. Notará nas vitrines uma diversidade de objetos adamasquinados — broches, braceletes, abotoaduras, prendedores de gravata, caixinhas para pílulas, dedais, brincos e pratos ornamentais. Em algumas lojas verá artesãos desse ofício tradicional manuseando com perícia o fio de ouro com uma das mãos e com a outra batendo com martelo de aço numa superfície de metal. É assim que eles incrustam filamentos de ouro no aço — a essência da arte da damasquinaria.
    Técnica trabalhosa
    Chegando um pouco mais perto, você notará que o artesão tem diante de si várias chapas de aço, cortadas em diferentes formatos e tamanhos. Ele escolhe uma chapa redonda de aço e inicia o processo com o entalhe. De buril na mão, instrumento de corte feito de aço ultratemperado, ele faz riscos entrecruzados bem finos no metal e depois um esboço do motivo a ser adamasquinado.
    O próximo passo é colocar a chapa de metal sobre uma base de madeira ajustável e revestida de substância resinosa, que servirá de apoio para a chapa durante o processo que se segue.
    Agora começa o processo de incrustação ou embutidura. O artesão segura o fio de ouro com uma das mãos e o coloca gradativamente em cima do desenho na chapa de metal; com a outra mão ele segura o martelo e logo começa a dar umas batidas suaves, embutindo assim o fio no metal. Os motivos são vistosos e dos mais variados — arabescos, ornatos geométricos, aves, flores e até vistas panorâmicas da cidade antiga de Toledo. Alguns artesãos gostam de combinar vários motivos em um desenho.
    A seguir vem o processo de fixação, para o qual é necessário um martelo de cabeça mais larga. Com batidas precisas, o artesão termina de incrustar o fio de ouro nos riscos dos desenhos na superfície de aço.
    Para realçar os desenhos complexos, a chapa é imersa numa solução de soda cáustica e nitrato de potássio à temperatura de 800 graus Celsius. Com esse banho, o fundo do metal, as partes não-adamasquinadas, oxida, adquirindo um tom negro bem vivo, como um veludo preto, realçando os desenhos de ouro adamasquinados.
    Por último, o artesão cinzela e dá um polimento nos desenhos decorativos. O trabalho com o cinzel é para dar mais vida aos motivos de ouro, definindo todos os detalhes minúsculos, como as asas de uma ave ou as pétalas de uma flor. Depois, os desenhos recebem polimento com um pedaço de ágata (pedra semipreciosa) e os fios de ouro ficam brilhantes, contrastando-se com o fundo bem negro. Agora, sim, surge uma gravura resplandecente.
    Graças a inúmeros artesãos, a damasquinaria, arte antiga e extraordinária, sobreviveu todos estes séculos, permitindo que ainda hoje possamos nos maravilhar com os belos motivos de ouro e prata incrustados em aço.

Perguntas Relacionadas