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Anônimo(a)

Como é a rede de transporte terrestre ferroviário no Brasil ?

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1 Resposta

  1. A rede ferroviária brasileira possui 29.706 [1] quilômetros de extensão (1121 eletrificados) , espalhados por 22 (e o Distrito Federal) dos 26 estados brasileiros, divididos em 4 tipos de bitolas:
    Larga (irlandesa) – 1,600m: 4,057 km
    Internacional -1,435m: 202.4 km
    Métrica – 1,000m: 23,489 km
    Mista – 1,600/1,000m : 336 km
    Também existem bitolas 0,600 e 0,762m em trechos turísticos.

    O país possui ligações ferroviárias com Argentina, Bolívia e Uruguai.
    Chegou a possuir 34.207 km [2], porém crises econômicas e a falta de investimentos em modernização , tanto por parte dainiciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada.
    A implantação das primerias ferrovias no país foi estimulada por capitais privados nacionais e estrangeiros (principalmente inglês) que almejavam um sistema de transporte capaz de levar (de maneira segura e econômica) aos crescentes centros urbanos e portos do país toda a produção agrícola e de minério produzida principalmente no interior brasileiro.

    O governo brasileiro também participou da expansão ferroviária, ora iniciando empreendimentos visando a integração do teritório nacional através desse meio de transporte ora emcampando companhias privadas falidas para impedir o colapso econômico de regiões dependentes desse meio de transporte.

    RESUMO

    O transporte ferroviário no Brasil possui ainda uma pequena participação no total do volume de cargas transportadas, devido principalmente à pequena extensão de sua malha, que é de apenas 29.798 Km. Verifica-se sua maior utilização no transporte de cargas de baixo valor agregado, como por exemplo, os produtos agrícolas e minérios, pois correspondem a um melhor custo e benefício, considerando-se o peso e o volume dos bens transportados. Atualmente, após a divisão e privatização das malhas ferroviárias nacionais, as empresas concessionárias que assumiram a administração destas vias estão investindo em modernização e extensão para que se desenvolva um meio de transporte mais utilizado e eficiente.

    Aliando ao modal ferroviário o desenvolvimento deste novo sistema, pode-se ampliar sua utilização no transporte de cargas de maior valor agregado, apresentando um menor manuseio de carga e,conseqüentemente, menores custos bem como acrescentar uma opção na logística de transporte nacional.

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