Como é o mecanismo de abertura e fechamento dos estomatos? como o CO2, luz e temperatura afeta este mecanismo?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Quando a planta tem acúmulo de água, as células-guarda do estômato se abrem devido à absorção de água das células vizinhas e forma o ostíolo( abertura do estômato). Quando a planta perde água, as céluas-guarda dos estômatos irão perder água junto com a planta e voltarão ao volume normal e perderão a curvatura, fechando o ostíolo ( fechamento do estômato).
Como as células-guarda absorvem por osmoze a água devido à entrada ativa de potássio que a deixa hipertônica em relação ao meio.
A presença de luz estímula o transporte de íon potássio, que se acumula na célula (fotossíntese) e assim o estômato irá absorver água e o estômato se abrirá, quando houver ausência de luz não ocorrerá fase clara da fotossíntese (fotofosforilação) e então não haverá transporte de íons potássio o que fechará o estômato.
Na presença de luz haverá mais fotossíntese e mais absorção de gás carbônico e isso faz a diminuição do gás na folha já que ele será usado na fase escura e aumentará o transporte de íons potássio (abertura do estômato).Quando há ausência de gás carbônico acontecerá o inverso (fechamento do estômato).
Com o aumento da temperatura, a fase escura da fotossíntese terá aumento e a absorção de gás carbônico será grande, o que gerará aumento no transporte de íons potássio na célula (abertura dos estômatos). Quando a temperatura diminuir acontece o contrário (fechamento dos estômatos).