Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

como e o processamento industrial da cera de abelha 10pts?

preciso desta resposta para um trabalho no curso técnico
como e feito o processo de industrialização e venda da cera de abelha??
10 pts p a melhor resposta
^^

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. (H.B.) CERA DE ABELHAS

    É uma substância secretada pelas abelhas operárias, entre 14-18 dias de vida adulta, através de quatro pares de glândulas gordurosas ou cerígenas, localizadas na parte inferior do abdômen.

    Para as abelhas a principal utilidade é a construção dos favos que são de cera.
    É composta por diversas substâncias, todas obtidas do mel que as abelhas consomem para sua produção. Sua densidade é de 0,960 a 0,972, com ponto de fusão de 60º a 65º graus Centígrados.

    A coloração é variável, do branco ao amarelo, pela contaminação do pólen encontrado no mel, além de partículas de própolis.

    Para produzir um quilo de cera, as abelhas necessitam consumir aproximadamente 7 quilos de mel, e a média de produção de cera é de 2% da produção normal de mel.

    Tem aplicação na indústria, como impermeabilizante, fabricação de velas, produção de cosméticos e na farmacopéia em geral.

    Para o apicultor é mais conveniente produzir mel, ficando a cera como consequência do mesmo.

    No mercado, a cera tem bons preços e venda garantida.

    A grande particularidade da cera de abelha é que apesar da complexidade de sua composição as suas características físicas são estáveis, possibilitando a fácil detecção de algumas fraudes assim como a identificação de sua origem geográfica.

    A cera de abelha continua tendo uma aplicação muito diversificada, justamente porque ainda não foi descoberto outro material que apresente as propriedades emolientes, amaciantes, moldantes e impermeabilizantes que a cera de abelha contém.

    Além do uso pelas abelhas a cera serve como componente em muitos produtos feitos pelas Indústrias de Cosméticos, Farmacêuticas, Odontológicas, Chocolates, Tintas, Velas, Lentes Telescópicas, Mobiliário, Depilação, Cintas Adesivas, Artigos de Couro, Moldes, Restauração de Pinturas, etc.

  2. Oi lá amigo

    Lição 8: A produção de cera

    A produção de cera é considerada uma atividade muito rentável, o preço da cera de abelha é comparável ao preço do mel, e frequentemente existe falta de fornecedores e escassez. A cera de abelha também é matéria prima para a indústria de cosméticos. Para produzir cera é necessário ter enxames fortes, sempre. Uma das formas é induzir a alimentação, dar muito xarope e obrigar as abelhas e criarem favos para armazenar o alimento. O apicultor coloca menos cera nos quadros, para dar espaço as abelhas completarem com cera nova.

    Numa rotina de produção de cera o apicultor pode centrifugar o favo, e cortar uma parte do favo para reter cera, e devolve menos cera as abelhas.

    Também existe falsificação de cera, então cuidado com seu fornecedor. Na apicultura usa-se a cera aoveolada, que são lâminas de cera ja moldadas com a base dos alvéolos.

    Tarefa desta lição: faça uma vela de cera de abelha. (Aviso que uma vela de cera de abelha é muito bonita, mas sai muito mais caro do que uma vela comum de parafina, e são mais frágeis, entretanto é um bom presente quando apresentadas numa caixinha bonita). Derreta um pouco de cera numa panelinha e mergulhe o pavio na cera derretida, levante o pavio e deixe secar num varal: o pavio é um barbante de algodão grosso. Você vai ter de enrolar a lâmina de cera aoveolada neste pavio. Para a cera não quebrar precisará amolecer um pouco a cera, mas sem deixar que derreta. Trabalhe sobre uma chapa levemente aquecida com um pano limpo por cima. Ou use um soprador térmico para amolecer a lâmina gentilmente. Coloque o pavio encerado e enrole com cuidado a cera. Cuidado para não deformar a vela, que deverá ter uma forma bem reta e cilíndrica. O resultado é uma bonita vela, com aroma natural e com aspecto de favo enrola!

Related Questions