5 estrelas . 5 pontos . e melhor resposta A’H
Anônimo(a)
Asked: 24 de novembro de 20092009-11-24T03:47:18-02:00 2009-11-24T03:47:18-02:00Combustíveis Alternativos
Como é Utilizada a gasolina ?
You must login to add an answer.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
como alimento para o motor dos automoveis.
Utilizada em motores a combustão, sendo uma mistura de hidrocarbonetos ( compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio). Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são normalmente com cadeias de 4 a 12 átomos de carbono.
A gasolina também pode conter em sua fórmula ( em pouca quantidade) átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio, etc.
As gasolinas comercializadas também contêm inibidores de corrosão, detergentes, solventes sintéticos e desmulsificantes em quantidades variáveis dependendo do fabricante e tipo de gasolina.
A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo, composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio). Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem várias etapas. De um modo geral, o processo começa com uma simples separação física denominada destilação. Da destilação aproveita-se a nafta e o gasóleo para a produção da gasolina. O gasóleo passa por processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craqueamento catalítico. Deste processo é obtida uma outra nafta, chamada nafta de craqueamento, que pode ser adicionada à nafta de destilação para a produção de gasolina.
Para a produção da gasolina Premium são utilizados processos ainda mais sofisticados que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilação e a reforma catalítica. Além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produção de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, a sua estabilidade e a sua corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.
O tempo para produção de uma gasolina varia muito dependendo do tipo de petróleo, do processo utilizado, da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou premium). Este tempo pode levar de algumas horas até mesmo 1 semana.