Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como era feita a defesa da cidade de Constantinopla ? Cite 2 protudos comercializados na cidade!?

me ajudem porfavor cmom o dever de história , até quarta-feira , 23/02/2011

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Que produtos eram comercializados eu num sei não, mas a defesa de Constantinopla tem um fator bastante importante o “fogo grego”. O “fogo grego” é uma substancia incendiária que tinha um aspecto liquido-gelatinoso e queimava ao contato com a agua, até hoje não se sabe a formula do “fogo grego”, ele defendeu as frotas bizantinas por dezenas de anos contra invasões barbaras e mulçumanas.
    Boa Sorte, Falou!!!!!!!!!!!!!

  2. Conseqüentemente, Constantinopla, como a Roma antiga se tornou uma cidade localizada em sete colinas.

    Chamavam assim a cidade de Constantino: a Maçã de Prata. Desde 11 de maio de 330, ela fora a sede máxima do Império Romano do Oriente, depois simplesmente designado de Império Bizantino.

    tratava-se do maior centro financeiro, mercantil e cultural de toda aquela parte do globo, a referência viva de um império que no seu apogeu chegou a ter 34,5 milhões de habitantes. Viram-na como uma Segunda Roma, a Nova Roma, um chamariz para os peregrinos cristãos que vinham atrás das famosas relíquias que as coleções locais abrigavam. Por todos os lados encontrava-se uma impressionante oferta de objetos sagrados que enchiam de espanto os olhos do crente e incendiava a imaginação dos supersticiosos.

    http://www.brasilescola.com/historiag/imperio-bizantino.htm

    http://www.colegioweb.com.br/historia/imperio-bizantino.html

  3. A defesa de Constantinopla se fazia por um conjunto de muralhas construidas durante o Reinado de Constantino I, e de Teodósio II. Esse conjunto tornava a cidade praticamente inexpugnável.
    Constantinopla foi o centro comercial e financeiro do oriente durante toda a antiguidade tardia e idade média. Entre os produtos comercializados na cidade, se destacava a seda e as jóias do oriente, perfumes e especiarias também eram comerciados.

  4. Constantinopla – a capital do Império Bizantino – era a cidade mais bem fortificada da Idade Média fora da China. No início do século V, Teodósio II (408-450) iniciou a construção das Muralhas Teodosianas. As muralhas eram compostas por o muro interior (11 metros de altura e 5 de espessura) com 96 torres quadradas/octogonais. Logo em seguida vinham o muro exterior (7 metros e 3 de espessura) e o gigantesco fosso. O porto era protegido pelo fogo grego, como citado acima, e por uma corrente que fechava o porto do Chifre de Ouro. A cidade era inexpugnável e resistiu 11 sítios. Em 1453 a milenária muralha caiu para a pólvora e para 200 mil turcos. Elas eram defendidas por apenas 8 mil gregos, inculindo o Imperador Constantino XI. Ainda assim, os turcos só conseguiram entrar na cidade porque alguns venezianos esqueceram de trancar uma pequena porta (Kerkoporta) na junção das Muralhas Teodosianas e as do distrito de Blachernae.

    Foto: http://www.arkeo3d.com/byzantium1200/landwall.html

    Quanto aos produtos, a seda era o principal produto. Se eu não me engano, os têxteis e produtos cosméticos vem logo em seguida.

Perguntas Relacionadas