Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como faço para adquirir a “Cidadania Italiana”?

Caros(as) Colegas do Yahoo Respostas, tudo bem?!

Meu esposo é bisneto de italianos. O avô materno dele nasceu no Brasil mas os pais (no caso, os bisavôs) são italianos legítimos. A mãe dele (minha sogra) também nasceu aqui no Brasil. Nos casamos há quase 07 anos (tanto no civil quanto no religioso) e estamos muito interessados em obter a “Cidadania Italiana”.

Um tio-avô de meu esposo já foi à Itália, descobriu a “árvore genealógica” de lá e existem parentes, inclusive este tio-avô conseguiu inclusive o Brasão da família (Caracelli) e ele também conseguiu a “Cidadania Italiana”.

Como devemos proceder?!

Pois, assim que obtivermos a “dupla-cidadania”, temos o interesse de irmos para a Itália morar por alguns anos – desejamos trabalhar bastante, conhecer novas culturas, um outro idioma, novos hábitos e novas pessoas!!!

Desde já, agredeço pela ajuda!

[]’s,

Nessa Caracelli

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Bom dia.

    Você consegue todas as informações que quer neste link aqui:

    http://www.cidadaoeuropeu.com.br/articles

    Repare que ao lado direito você pode consultar também quem tem direito à ela e quais os documentos necessários.

    Espero ter ajudado. Abraço!

  2. Eu também estou tentando obter a minha dupla cidadania, obtive algumas informações através desse site

    http://www.cidadaniaitaliana.com.br/diretonaitalia.htm
    Mas para ser bem sincera se você pretende ir o mais rápido possível para a Itália, compensa você obter isso na própria Itália, só no Estado de São Paulo esse processo poderia levar 15 anos, no Rio de Janeiro 3 anos, e na Itália 3 meses.
    Boa sorte!!!!!!!

  3. Olá, o jeito é se dirigir ao Consulado (ou Embaixada) mais próximo à sua residência, e apresentar toda a documentação da qual estão em possesso (certidão de nascimento, óbito, casamento dos familiares italianos do requerente etc.), e começar a acrescentar outra documentação pedida (levantamento de outras certidões etc.). Demora bastante, se armem de paciência!!!

    Porém, se alguém da família do seu esposo tiver já levantado toda essa papelada e tiver dado entrada no processo, fica bem mais fácil pois não precisa dar entrada em um processo totalmente novo!

    Você, no caso, adquiriria a cidadania por casamento, seu esposo por descendência.

    Buona fortuna!

    @@Maria Santos alice: concordo TOTALMENTE com você. E olha que eu sou italiana e prefiro morar no Brasil por várias razões: não é apenas pelo fato que meu marido é brasileiro, ou pela situação econômica da Itália que é um desastre, mas pelas dificuldades que ele encontrou no ano que aguentou morar comigo na Itália, e também pelo fato de que nós somos formados, e o Brasil atualmente oferece muitas mais oportunidades de um bom emprego do que a Itália.

    Eu trabalhava na Itália, mas ele, mesmo sendo formado (em História), não conseguia nada na área dele. Aliás, não conseguia nada mesmo (jardinheiro, gari, vendedor… nada!!!), e olha que era o 2001!!! Hoje, a situação piorou (volto a cada ano e vejo isso pessoalmente)!

    Com isso não quero dizer que a nossa situação seja representativa de todas as situações, mas tenho muitos amigos brasileiros que ficaram na Itália e relatam tudo isso.

    Além disso, a Itália de hoje apresenta uma crise institucional, de valores sociais e de governo.

    Entretanto, reconheço que na Itália há muitas coisas que funcionam e, ao mesmo tempo, muitas que deixam a desejar, como em todos os países; todavia, esse medo do estrangeiro está se transformando em pura xenofobia e está se tornando um problema de difícil solução.

    O Brasil é um país jovem, acolhedor, com força e vontade de mudar; na Itália vejo resignação e um medo enorme do novo, do diferente, e os estrangeiros, na cabeça restrita de muitos italianos, infelizmente representam um “perigo” e não uma riqueza cultural, social e humana.

    Morro de rir e de tristeza ouvindo muitos italianos que dizem que os estrangeiros, se não gostam do nosso país, deveriam voltar para o país deles (uma frase muito comum na Itália), esquecendo que o primeiro país por emigração no exterior foi logo a Itália; só no Brasil há alguns milhões de italianos (e descendentes), o que deveria levar a uma séria reflexão sobre a nossa história e, consequentemente, sobre a nossa atitude.

  4. **Thais Voltolini tem razao (aquilo que escreverei a seguir serve tb pra vc THAIS VOLTOLINI)**

    Se vc providenciar todos os documentos e vir pra Italia, onde iniciarà propriamente o processo de “naturalizaçao”, è muito mais rapido. A questao è que vc precisara estar “alojada” aqui, por que precisa requerer a “residencia” (uma coisa que nao existe no brasil). Aqui todos nos temos a nossa residencia oficialmente registrada no “comune”, que è o correspondente a prefeitura no brasil. Se vc ficar hospedada em qualquer hotel, nao pode obter essa “residencia”. Poderà somente se alugar casa, quarto (dividindo casa com outras pessoas)…no segundo caso se o proprietàrio te der autorizaçao – ou ainda se vc for hospedena casa de alguem que vc conheça, ou nao, mas o importante è que te de a permissao de requerer a propria residencia junto aquele imovel.

  5. olá, eu moro na italia ha alguns anos, sou filha de mãe italiana e tenho cidadania italiana tbm! e dou um help para os brasileiros que veem fazer o processo da cidadania ou querem documnetos italianos!

    o seu marido pelo que você contou tem direito sim e ele precisa montar o processo que consiste em pegar as certidoes de nascimento, casamento e obito (quando for o caso) de TODOS os ascendentes, até ele, ou seja, do bisavô – vô-mae e ele….. e a CNN que é a certidao de nao renuncia a cidadania italiana do bisavô italiano!

    traduzir e legalizar todos os documnetos junto ao consulado italiano da sua região!

    masssssssss se vcs tem emprego, uma vida no brasil… nao diria para virem pra ca tao já,.pq a italia é um pais visivelmente em crise…financeira, social…pensem duas vezes antes de largar algo para vir para europa !!! tipo diploma brasileiro aki nao vale nada, emprego so de limpador de chão e se achar! tipo tenho amigos com diploma que acabaram perdendo o trapo por causa da crise e estao ha 3-4 meses procurando emprego e nao acham…. e com cidadania e bom italiano!

    beijokas se quiser mais informações.. me manda um email [email protected]

Perguntas Relacionadas