eu quero conseguir o visto permanente europeu, e meu bisavô é português, nesse caso qual seria o procedimento adequado?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
procure a embaixa de portugal.eles tem a relação de documentos necessarios.
No consulado ou embaixada tente conseguir dupla nacionalidade. Consiga os documentos de teu bisavô e geanologia dos ancestrais
Tadinho dele.
Deve ter sido mais um que largou a familia em portugual e arrumou uma mulata por aqui e nunca mais voltou para as terras lusitanas abandonando os filhos, a mulher, a familia, a igreja e as tradições além mar. Tá cheio de gallo que faz isso.
Por bisavô não se pode tirar a nacionalidade portuguesa e nem visto. Tem que ser ao menos neto e não se pode pular gerações.
Va no consulado de Portugal, mais proximo, trate do assunto la, leva por volta de seis meses até obter o passaporte Português, mas com ele pode morar ou trabalhar em qualquer um dos 27 paises da Comunidade Europeia e obter todas as condições inclusive ajudas como se fosse um Europeu.
Até a terceira geração consegue facil, na quarta geração é que fica mais dificil, mas às vezes consegue-se.
Se o teu avô (atenção: AVÔ!) fosse português tu até podias pedir a nacionalidade portuguesa. Mas como só o teu bis o era nada feito. Se tiveres trabalho fixo com possibilidade de contrato ou estiveres com idéia de estudar pode conseguir visto permanente, mas se não vais ter que te desenrrascar com a embaixada.
Deves ter razão, Luigi. Eu só disse aquilo que me lembro de um cartaz afixado num centro de saúde aqui de Portugal.
Olha, boa parte do pessoal que respondeu antes de mim está desinformada. É possível sim você obter a cidadania portuguesa através do teu bisavô, desde que o filho ou filha dele (teu avô ou avó) esteja vivo(a).
Eu mesmo estou nessa. Meus bisavôs eram portugueses. O filho deles, meu avô, já nasceu no Brasil. Mas, mesmo assim, consegui dar entrada na processo junto ao Consulado de Portugal em São Paulo. Com isso, após poucos meses, meu avô, filho de portugueses, conseguiu o Bilhete de Identidade português. Depois, foi a vez de meu pai entrar com o pedido. Em poucos meses, ele também terá a cidadania lusitana. Então será a minha vez de seguir os mesmos passos.
Mas, há alguns requisitos:
1. O teu avô (ou avó) filho do teu bisavô português deverá estar vivo, assim como o teu pai (ou mãe) que seja o neto(a) do português.
2. Os pedidos são feitos um de cada vez: primeiro vai o filho(a) do português; depois vai o neto(a) do português; e, por último, vai você.
3. Cada etapa custa aproximadamente 1000 reais (Consulado de São Paulo) e leva de 6 a 12 meses.
4. Você terá que encontrar o local de nascimento do teu bisavô português (inclusive a Freguesia de nascimento) para que o Consulado possa requisitar a certidão de nascimento dele. Sem isso, fica impossível continuar o processo.
Para mais informações, procure no site http://www.consuladoportugalsp.org.br/