Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como fazer para adotar uma criança?

Boa Noite pessoal!

Tenho uma dúvida…

Eu sou casada a quase 1 ano e tenho 18 anos meu marido tem 36…Temos uma vida confortavel e ele tem uma empresa de segurança ha mais de 8 anos….Eu não posso ter filhos…Será que eu já posso dar entrada na documentação para esperar na fila para adotar uma criança?Ou tenho que esperar eu completar 21 anos??Eu já queria dar entrada pois o tempo que ficamos na fila é demorado…Queria um bb de até um ano…a unica exigencia é que ele seja da nossa cor…do resto NÃO faz mal a cor dos olhos e nem o sexo…

Bjus

Obrigada

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Legislação
    Lei impõe novas regras para adoção de crianças
    01 de Abril de 2008

    Uma nova lei pode tornar mais ágil o processo de adoção no Brasil. Com a pressão da Frente Parlamentar da Adoção, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), já disse que tentará pôr em votação em maio o projeto que cria a Lei Nacional de Adoção. Entre outras medidas, esta nova lei dá agilidade ao processo de perda do poder familiar, que retira legalmente crianças da guarda dos pais naturais e é o primeiro passo para a formalização da adoção.

    Hoje existem 80.000 crianças e jovens que vivem em abrigos no país. Cerca de 8.000, ou 10% deles, estão em condições jurídicas de serem adotados. A burocracia, no entanto, faz um processo de adoção durar, em média, cerca de quatro anos. Uma das dificuldades é que atualmente, a maioria dos cadastros de crianças para adoção está restrita aos municípios ou, em poucos casos, a um banco de dados estadual.

    Nesse ponto entra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que se comprometeu a concluir a implementação do primeiro cadastro nacional de crianças prontas para adoção e de adultos interessados em adotar. Com a instalação do cadastro, cada juiz da Infância e da Juventude fica obrigado a manter o mais atualizado possível a lista de sua comarca e terá acesso ao banco de dados por meio de uma senha. Nos municípios onde o acesso à internet for difícil, a atualização será feita pelas corregedorias de Justiça dos Estados.

    A iniciativa do CNJ, mais a aprovação da nova lei dariam ao sistema de adoção no país uma agilidade muito maior do que existe hoje. Na Lei Nacional de Adoção está a licença-paternidade, de 60 dias, para homens solteiros ou viúvos que adotarem uma criança. O projeto permite ainda adoção de maiores de 18 anos, hoje não prevista em lei. E, no caso da perda do poder familiar, limita o processo a no máximo um ano de duração.

    Regras da nova lei – Entre outras coisas, a proposta dificulta a adoção de crianças brasileiras por estrangeiros, estabelecendo que está só seja autorizada, se não houver brasileiros interessados. Hoje a lei não faz a distinção. O adotado também terá o direito de saber da condição de filho adotivo e ter acesso a documentos, quando disponíveis, sobre a família natural, com auxílio do Juizado da Infância e da Juventude ou de outros organismos. Atualmente a lei não faz referência ao assunto.

  2. Infelizmente sim, você vai ter que esperar até ter 21 anos para poder dar entrada no processo.

    Neste site você encontra mais informações sobre a legislação, o processo e a lista de documentos necessários, incluindo modelo da carta de petição ao juiz e da declaração de idoneidade moral que você vai precisar:
    http://www.projetorecriar.org

    Mas como eu disse antes, você terá que esperar até ter 21 anos completos.

    Boa sorte.

  3. O SEU MARIDO PODE DAR A ENTRADA SO NO NOME DELE,PQ ELES NAO EXIGEM QUE SEJA UMA CASAL A ADOTAR.ACHO QUE PODE.

  4. o caminho certo é vocês procurarem o forum da criança na sua cidade e se inscreverem.. demora um pouco. mas o mais importante, é o que esta no coração. se você realmente deseja ser mãe, na plenitude da palavra, não deveria se importar com a cor do bebe. amor não tem cor, não tem sexo, não tem idade. adotar uma criança maior talvez seja mais fácil. existem milhares de crianças acima dos 5 anos, que não são adotadas, talvez por medo dos adotantes, ou insegurança. sei lá. acho que voce deveria esperar mais um pouco. curta seu casamento, voce ainda é muito nova.

  5. bom Leticia, uma eu não sei ,mas 3 de uma só vez eu sei pois fui pega de surpresa. tenho1 sobrinh que tem 3 filhas ,maisela estava se drogando demais . e deixando as crianças sem comer e judiando muito delas .então oconsselho do menor retirou as criamças dela e passou a adoção pra mim.

  6. Qualquer pessoa maior de 21 anos (solteira, casada ou viúva);
    deve haver diferença de 16 anos entre o adotante e o adotado.

Perguntas Relacionadas