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Anônimo(a)

como fazer uma boa reunião de pais de final de ano?

Boa noite pessoal! Sou professora de educação infantil e trabalho com turma do nível 1 quarta feira agora vai ter a reunião de pais de final de ano com minha turma não conheço direito os pais dos meus alunos, pois não in cioo do anonãoo teve reunião so tive contatos com eles nas festas da escola. Na minha escola é adotado o sistema de projetos. Gostaria de saber como posso fazer uma reuniãorápidaafácill e principalmente sem ficar nervosa?
obrigado nica

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2 Respostas

  1. Uma boa reunião de pais seria assim:
    1- fazer um relatório para os pais contando sobre as atividades que realizou, os projetos.
    2- Neste relatório você pode escrever alguma coisa legal sobre a criança. (nunca fale mau do aluno, sempre alguma coisa boa, os pais gostam de ouvir elogios sobre os filhos)
    3- fazer uma exposição dos projetos na própria sala de reunião, pois depois os pais levam os trabalhos embora.
    4- termine a reunião lendo um texto que você ache legal ou mesmo uma poesia.
    5 seria legal se você montasse um power point com fotos das crianças fazendo a rotina do dia a dia na escola, os pais gostam muito, seria legal se você colocasse em um DVD e entregasse para os pais ao final da reunião como recordação.
    Tudo isso seria muito legal, garanto como você faria o maior sucesso com as mães.
    Boa Sorte

  2. “Uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos”.

    Objetivos:

    • Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário.

    • Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das crianças.

    • Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança).

    • Discutir coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).

    • Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral.

    • Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos da escola.

    • Favorecer momentos de integração entre os pais, professores e funcionários em geral.

    • Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola.

    “Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e alunos.”

    Ações da escola:

    Imagine que você realizará uma reunião ainda esta semana. Planeje todos os detalhes desde a chegada até a saída dos pais.

    1. Elabore uma pauta para entregar aos pais no momento da reunião para que eles possam acompanhar.

    2. Ofereça lápis e papel para que eles possam fazer anotações e melhor esclarecer suas dúvidas no momento oportuno.

    Inicie a reunião convidando os pais para fazerem leitura de um pequeno poema.

    3. Passe um texto para uma reflexão sobre o relacionamento pais-filho ou organize uma dinâmica de grupo em que todos os pais possam participar e estabelecer contato uns com os outros.

    4. Reparta a reunião em três momentos diferentes:

    Para discutir questões burocráticas e o que for de interesse de todos, recados em geral.

    Momento dedicado para uma dinâmica que envolva todos os pais e alunos presentes.

    Momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as atividades realizadas por seus filhos e conversarão com os professores sobre o seu rendimento, bem como aproveitarão para dar sugestões aos pais de como podem ajudar seus filhos nas tarefas, como acompanhar os avanços e as dificuldades, como lidar com a ansiedade ou a apatia do seu filho, com a preocupação excessiva ou o desinteresse etc.

    Sugestão para a dinâmica:

    Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com pais de alunos de várias faixas etárias.

    Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.

    Comparar diferenças e igualdades.

    Tempo: aproximadamente 50 minutos.

    Local: sala de aula ou uma sala grande.

    Material: papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.

    Desenvolvimento:

    Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.

    Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos…

    Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem… (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.

    Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.

    Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.

    Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.

    Todos os peixinhos estão iguais?

    Por que são diferentes?

    Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.

    Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê?

    Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.

    Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.

    Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?

    O que o aquário representa?

    Quem são os peixinhos?

    Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?

    E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.

    Conclusão:

    As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.

    Final da reunião:

    Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.

    Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.

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