Como funciona a locomotiva movida a petróleo , que tipo de motor ?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Funciona com um motor central de 16 cilindros ( TRK ) e alimentado por um motor elétrico.
As locomotivas possuem vários tipos de motores, diesel e agora com o bio-combustível. Muitas ainda com fabricação americana e inglesa tem os seu motores enormes e o consumo maior ainda, pois estão sendo substituídos esses motores por um motor mais leve e de menor consumo.Pois os motores ainda necessitam de um outro motor propulsor de ingnição.
Espero ter colaborado na sua pergunta.
Amiguinha é movido a óleo diesel, e não petróleo, rsrs…
O motor principal e o gerador
O motor 2 tempos V12, turboalimentado, e o gerador elétrico produzem a enorme quantidade de energia necessária para puxar cargas pesadas em altas velocidades. Só o motor pesa 13.608 kg, e o gerador pesa 8.029 kg.
Então por que 2 tempos? Mesmo sendo enorme, se o motor funcionasse em um ciclo 4 tempos, como a maioria dos motores a diesel funcionam, ele produziria somente metade da força. Isso porque em um ciclo 2 tempos existem duas vezes mais eventos de combustão (que produzem a força) por rotação. Acontece que o motor 2 tempos a diesel é mais refinado e eficiente do que o motor 2 tempos a gasolina.
Unidade de força da locomotiva
A unidade de força da locomotiva consiste em um outro grande motor Caterpillar V12 a diesel 4 tempos biturbo. Este motor é mais poderoso do que qualquer motor de caminhão semi-reboque. Ele impulsiona um gerador que fornece 480 volts de corrente alternada trifásica para o trem. Este motor e o gerador fornecem mais de 560 kW de energia elétrica para ser usada em luzes, condicionadores de ar e instalações da cozinha. Usando um motor e um gerador completamente separados para estes sistemas, o trem pode manter os passageiros confortáveis, mesmo se o motor principal falhar. Isso também diminui a carga do motor principal.
Tanque de combustível
Um enorme tanque embaixo da locomotiva armazena 8.328 litros de diesel. O tanque é dividido em compartimentos; se qualquer um deles for danificado ou começar a vazar, bombas podem remover o combustível.
Baterias
A locomotiva opera em um sistema elétrico nominal de 64 volts. A locomotiva tem 8 baterias de 8 volts, cada uma pesando 136 kg. Estas baterias fornecem a energia necessária para ligar o motor (o trem tem um enorme motor de partida), e também para fazer funcionar os equipamentos eletrônicos da locomotiva. Assim que o motor estiver funcionando, um alternador fornece força para as baterias e para os eletrônicos.
Por que híbrido? Por que diesel?
As locomotivas são híbridas porque isso elimina a necessidade de uma transmissão mecânica como a usada num carro.
Seu carro precisa de uma transmissão por causa da física do motor à gasolina. Em primeiro lugar, todo motor tem um limite, um número máximo de giros (indicados em rpm, de rotações por minuto), acima do qual o motor não poderia funcionar sem explodir. Os motores têm uma faixa estreita de variação de giros, onde os cavalos de força e o torque estão no seu máximo. Por exemplo, um motor pode produzir o máximo de cavalos de força entre 5.200 e 5.500 rpm. A transmissão permite a troca da relação de marcha entre o motor e as rodas à medida que o carro acelera e desacelera. Você muda as marchas para que o motor fique abaixo do limite e atinja a faixa de giros em que alcança o melhor desempenho (força máxima).
A relação de 5 ou 6 marchas, na maioria dos carros, permite que eles cheguem a 177 km/h ou mais, com uma faixa de giros do motor entre 500 e 6.000 rpm. O motor, na locomotiva a diesel, tem uma faixa de giros muito menor. A marcha lenta é de cerca de 269 rpm, e seu limite de giros é de somente 904 rpm. Com uma faixa de giros como esta, uma locomotiva precisaria de 20 ou 30 marchas para alcançar 177 km/h.
Uma caixa de marchas como esta teria de ser enorme (teria que lidar com 3.200 cv), complicada e ineficiente. Ela também teria que fornecer força para quatro conjuntos de rodas, o que aumentaria a complexidade.
Usando um conjunto híbrido, o principal motor a diesel pode girar a uma velocidade constante, acionando um gerador elétrico. O gerador envia energia elétrica para um motor de tração em cada eixo, que passa força às rodas. Os motores de tração produzem torque adequado a qualquer velocidade, desde quando o trem está parado até 177 km/h, sem a necessidade de mudança de marchas.
Por que diesel?
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores a gasolina. Uma locomotiva enorme como esta consome em média 325 litros de diesel a cada 100 km (0,31 km/l) quando está puxando cinco vagões de passageiros. As locomotivas que puxam centenas de vagões de carga totalmente lotados usam muito mais combustível do que isso – assim, mesmo com uma redução de 5 a 10% na eficiência, o aumento no custo do combustível seria expressivo.
Acontece que a tecnologia do motor a diesel é freqüentemente combinada com um ciclo de dois-tempos nos enormes motores a diesel encontrados em locomotivas, grandes navios e instalações de geração de energia elétricas.
Os trens maglev
A grande diferença entre um trem maglev e um trem convencional é que os trens maglev não têm um motor, pelo menos não o tipo de motor usado para puxar os vagões de trem típico em trilhos de aço. O motor para os trens maglev é quase imperceptível. Em vez de usar combustível fóssil, o campo magnético criado pela bobina eletrificada nas paredes do trilho guia e o trilho se juntam para impulsionar o trem.
ACVVK – abraço
Fonte : enviei pelo seu e-mail.