Nesse caso, o distribuidor nestes sistemas não existem ? Se cada vela tenha uma bobina tipica daquelas com primario e secundario então essas bobinas são mais pequenas…RUIM é quando queima geralmente todas e fica caro ! Ou é eu que tou lele da cuca e a bobina seja unica para todas as velas e o distribuidor distribui ? E os cabos se houvessem haveria mais economia se estragassem …?
Cara sei pouco sobre isso, mas acredito que nao exista distribuidor e que as bobinas sejam controladas pelo módulo de injeção. E sim, uma bobina por vela. E acho que esse sistema é só para os carros mais de luxo certo? Me lembro também de ouvir que esse sistema ajuda na queima da mistura na hora certa, sem precisar daquele pequeno atraso em altas rotações.
Vou pesquisar mais sobre o assunto, valeu pela pergunta..
ha ha ha é modulo ECU !
ola.. marea , corolla, brava (dependendo da motorizacao), existe em cima da vela um mini cabo, na verdade so o plugue nao chega a ser cabo , pois nao existe fio , é um transformador,, (bobina),, e plugue direto na vela..
nesse caso, a ECM , ECU como muitos conhecem , Centralina , para os FIAT, envia um sinal de pulso para o cilindro em ordem,, pulso negativo, pois o outro fio tem um linha 30 (positivo), direto do rele,,
a cada pulso de 5 V (dependendo do sistema, alguns operam em 12V),, uma centelha (faisca) de 25.000V (ou mais depende), no cilindro
nesse caso o distribuidor nao existe, pois o comando parte da ECM,, por isso é IMPORTANTISSIMO DEIXAR A CORREIA DENTADA EM PONTO ..dai que parte a informacao para a ECM modular,
as bobinas sao pequenas mesmo,, pois utilizam transistores para abertura e fechamento, tempo de explosao,,
geralmente nao queimam,, (a nao ser um tecnico mal informado , enviar 12 V numa bobina de 5V e esperar ela centelhar ),, existem ferramentas pra isso..ou existir uma fuga no plugue , descarregando toda voltagem na carcaça, como é massa comum, pode haver queima, dificil , mas pode,,
bobina unica, com distribuidor , existe ainda, mas em desuso,,(ignicao dinamica),,
santana Mi, saveiro , (a volkswagen foi a ultima montadora a desistir do distribuidor)..
pois agora usamos a ignicao estatica.. bobina unica, ou par de bobinas para cada par de cilindros(os FIAT UNO ),,
ou bobinas integradas, com os 4 polos,, (Fox, Astra , Zafira, Corsa 16v ,outros).
enfim, o sistema que citou, bobina por vela, é o mais atual, e mais caro,,por iso nos carros TOP..
mas a estatica , funciona bem e é a mais utilizada hoje em dia,,
ate