As concessionárias ultimamente estão usando esse sistema de segurança, percebi também que eles instalaram um componente que fica na cauda da composição e antenas via satélite em alguns trechos da ferrovia. Esses componentes pertencem à esse novo sistema de segurança?
esse sistema funciona da seguinte maneira, qdo um trem passa descarrilado mas sem tombar, as rodas q estao fora dos trilhos rompem essas barras de ferro fechando um circuito e acionando via radio (canal 2) a seguite mensagem “atencao descarrilamento entre os km tal e tal das estacoes tal e tal..pare imediatamente o trem”. uma vez feito isso a mensagem automatica avisa ate o CCO, e que pode ocorrer tambem o inverso do trem estar descarrilado e esse dispositivo nao disparar devido a falta de rompimento total da barra de ferro, qualquer duvida estou a disposicao..
esse site tbm pode tirar mais duvidas suas
http://dmsistemas.ind.br/produtos/sensor-de-descarrilamento/
Olá, o detector de descarrilamento é uma barra metálica atravessada perpendicularmente aos trilhos, quando uma roda passa por cima, essa barra é cortada, rompendo o circuito elétrico e enviando a informação à central de controle pela antena que se encontra ao lado da linha; o maquinista é orientado a parar a composição. O componente que fica na cauda é um informativo de comprimento da composição, ele permanece enviando um sinal de rádio para a cabine, caso esse sinal se perca é indicativo de que a composição perdeu vagões (já vi acontecer isso). Além disso é útil para que o controle saiba o comprimento dos trens para ter certeza que eles cabem nos desvios (para esperar a composição que vem em sentido contrário passar).