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Anônimo(a)

Como instalar o pitot em um barco ?

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5 Respostas

  1. em barco nunca vi instalar um pitot. este equipamento é para avião pois tem grandes velocidades mesmo os com motores comum alem dos jatos. em barcos a gente instala o anemometro para ter a velocidade e direção do vento. instala o odometro para ter velocidade do barco que pode ter diversos tipos e funcionamento manuais, mecanicos e eletronicos.instalamos o ecobatimetro para localizar a profunidade, gps para posicionamento, radar banda x e s, clinometro para leitura da inclinação do barco, hidrometro para temperaturas seca e umida, e mais alguns outros. para o pitot o barco possui baixa velocidade para o bom funcionamento do equipamento.

  2. a velocidade é indicada pela quantidade de agua que entra nele, assim quanto maior a pressão na entrada maior a velocidade… ele deve ser instalado na parte inferior do casco de forma que a agua esteja passando por ele corretamente. e a mangueira tem que estar ligada corretamente,e fácil a instalação…..

  3. Oi.

    De fato, nunca ouvi dizer de tubo pitot em embarcaçoes. Acho que o pessoal chama de pitot apenas para explicar a peça; até pq o funcionamento é parecido.

    O que se usa é o ‘speedômetro’ para saber a velocidade.

    Trata-se de um apendice bem simples que é colocado no casco da embarcação (para ficar em contacto com a agua); nele se coloca uma mangueira (no meu barco é mangueira de silicone – baratinha e resistente) que vai até o relogio no painel. O caro é o relógio.

    Alguns motores de popa já vem com o apendice.

    A instalação é extremamente simples, vc mesmo pode instalar.

    Aqui vc terá uma ideia legal do que se trata e tbem o preço (210 pilas):

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94550411-velocimetro-preto-completo-c-pitot-e-mangueira-p-lanchas-_JM

    Boa sorte.

  4. Olá André! Você deve instalar o pitô com sua base, bem rente ao fundo do caso da lancha,se tiver nela um motor de popa, não deverá coloca-lo na direção da rabeta,pois a linha de corte na agua que o pitô faz,pode prejudicar o hélice! Isto devido as micro bolhas de ar provocado por ele, que muitas vezes chega a cortar as pás do hélice! E também é importante colocar cola atrás dele,para evitar que a agua salgada,entre em contato com a madeira interna do espelho de popa e a apodreça!
    Sou técnico em motores de popa e instalações dos mesmos! Espero que isto o ajude! valeu.

  5. Na popa, longe do motor, por causa da turbulência.
    Ele fica com sua abertura voltada para frente, e deve afundar no volume de água pelo menos uns três centímetro.
    É uma pecinha de plástico, onde um pequeno tubo plástico é conectado. Este tubo vai até o painel da embarcação, onde entra em um manômetro.
    Assim quanto mais rápido anda o barco, mais pressão se faz nesta tubulação. Se levando em conta que a água é incompressível, uma relação entre a pressão gerada no pitot e a velocidade da água, se tem a velocidade aproximada da embarcação.
    Antigamente se usava uma pequena hélice, que conectada ao interior da embarcação por um pequeno cabo de aço, girando e fazendo o ponteiro do mostrador mexer, tal qual os antigos velocímetros de automóveis.
    Lógico que aquilo o tempo todo falhava!
    Então alguém resolveu usar o princípio de pitot, para medir a velocidade da embarcação.
    Atualmente existe também no mercado um sensor eletromagnético, que usa o princípio piezoelétrico.
    -Sabe as balanças eletrônicas de pesar atuais?
    A mesma coisa, a água faz pressão em uma parte flexível da pequena peça, e com isso transmitindo os dados para o mostrador.

    Usar tubo de pitot, que é o mais usual, é barato e confiável.
    Só dá problema se enganchar alguma sujeita na peça que fica lá no casco, ou se o tubo de plástico romper.

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