Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como o beija-flor consegue pairar no ar?

Bom, eles são as únicas aves capazes de voar para trás, agitando as asas para frente e para trás, na horizontal (não para cima e para baixo, como as outras aves). Mas como eles conseguem pairar no ar? Alguém saberia me explicar? (:

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Acredito que seja por causa da velocidade das asas, elas batem de 70 a 80 vezes por segundo, algo assim. Logo os beija-flor têm equilíbrio para pairar no ar.

  2. Oi colega,

    Isso acontece por causa do equilibrio do passaro,
    O encéfalo do passaro apresenta cerebelo bem desenvolvido, pois necessitam de muito equilíbrio para o vôo.

    As aves também têm atividades instintivas complexas: danças de acasalamento, construção de ninhos, criação de filhotes, migração. Mas, como os hemisférios cerebrais são pouco desenvolvidos, elas se adaptam menos que os mamíferos às alterações do ambiente. Têm visão bem desenvolvida. Percebem cores nitidamente, pois a retina contém muitos cones com gotículas de óleo. Apresentam membrana nicitante revestindo os olhos no sentido horizontal, como uma cortina. Os olhos são de grande importância e a sua posição varia de uma posição lateral até uma posição frontal do crânio.

    Devido à posição dos olhos e à capacidade de virar a cabeça mais de um semicírculo para cada lado, as aves têm um campo visual mais extenso do que o mamíferos. Os olhos são enormes, por vezes maiores do que o cérebro. Têm grande capacidade de acomodação ocular, podendo focar rapidamente objetos. Podem servir como telescópio e como lentes de aumento e estão concebidos para ter o máximo de luminosidade.

  3. isso ocorre por causa do equilibrio do passaro,
    O encéfalo do passaro apresenta cerebelo bem desenvolvido, pois necessitam de muito equilíbrio para o vôo.

  4. O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um vôo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo. Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo.

  5. Os beija-flores são as únicas aves capazes de voar para trás e parar em pleno vôo, chegando a bater suas asas 70 vezes por segundo. A resposta a sua pergunta é bem simples. Para pararem o ar eles executam com as asas um movimento em forma de 8 deitado. Nessa manobra, eles não batem as asas de cima para baixo, e sim de frente para trás. Esse movimento em forma de oito gera no ar redemoinhos que mantém o pássaro suspenso.

  6. BEIJA-FLOR

    Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores. O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um vôo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo. Ele não agita as asas para cima e para baixo, mas para frente e para trás, na horizontal, o movimento forma um 8. Tal movimento cria redemoinhos de ar, que mantêm o pássaro pairando. Ele ainda se desloca para frente e para trás, alterando a potência em cada uma das fases da batida. O beija-flor só fica na posição vertical enquanto está se alimentando. O vaivém de poucos centímetros é necessário para ficar em uma posição mais cômoda com relação a flor. Para percorrer longas distâncias, a ave voa como as outras, com o corpo na horizontal. Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo. As fêmeas são em geral maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa.Vivem em média 12 anos e seu tempo de gestação é de 13 á 15 dias. Luís Fábio Silveira, biólogo curador do Museu de Zoologia de São Paulo, explica que vários fatores fazem com que o beija-flor seja a única ave capaz de voar para trás. Em primeiro lugar, a articulação de seus ombros é muito flexível e, portanto, pode ser movimentada mais livremente do que a de outras aves. A asa, em contrapartida, é pouco flexível, fazendo com que o conjunto se comporte como uma hélice. “Esta hélice, aliada a potentes músculos peitorais, faz com que o beija-flor seja capaz de se movimentar em qualquer direção”, afirma o estudioso.

Perguntas Relacionadas