Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como o cérebro produz pensamentos?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Esses são problemas complexos que vêm sendo bastante estudados por vários ramos da ciência, particularmente a neurociências. E a solução desses problemas irá afetar de forma significativa o futuro da filosofia e da religião. Quanto à consciência, por exemplo, discute-se se ela se localiza no cérebro ou se é algo independente do mesmo. Se for descoberto que se localiza no cérebro, e como o cérebro morre, concluiremos que não há consciência após a morte, e portanto a morte é o fim. Caso contrário, se não depender do cérebro, provavelmente teremos descoberto evidências científicas da existência da alma. Quanto ao pensamento. Para que enxerguemos algo, precisamos de uma fonte de luz. No escuro não enxergamos. E como isso acontece? Quando um facho de luz incide sobre um objeto, alguns comprimentos de onda são absorvidos pelo mesmo e outros são refletidos para o espaço. Esses comprimentos de onda refletidos, ao atingirem nosso olho, provocam diferenças de potencial elétrico, como numa câmara de vídeo. Isso gera sinais elétricos que, através do nervo ótico são direcionados para a região do cérebro responsável pela visão, criando, veja bem, uma configuração dos neurônios, que nos dá uma imagem do objeto em questão. O mesmo ocorre com o som, e os cheiros que nossos sentidos captam.Isto significa que o mundo que “vemos” é apenas uma imagem criada pelos neurônios. Esse mundo pode perfeitamente ser escuro, silencioso e sem cheiros. Faça uma experiência interessante. Feche-se em um quarto escuro ou na penumbra. Deixe que um raio de luz penetre, pelo buraco da fechadura, por exemplo, e atinja um anteparo, produzindo um ponto luminoso. Observe que você não enxerga o raio de luz no espaço entre a porta e o anteparo, mas apenas o ponto no anteparo. Isto significa que não enxergamos a luz, mas apenas seu reflexo em anteparos. Se houver poeira no ar enxergaremos o reflexo nas partículas. Quais as consequências disso na Filosofia, na Religião, na Ciência? Ainda não sabemos. Sugiro que leia sobre Neurociências. Muita coisa nessa área ainda pertence ao campo da Filosofia.

  2. entenda que são processos químicos eletricos, mas isso serve para o nosso corpo , nossa atual existência agora pense se ganhar na mega senna é tão difícil como que pode existir algo de tão grande , complexo e tudo dando certo por acaso , depois já não é da nossa alçada entemder , ou vc confia ou não , se ñ confia respeito do mesmo jeito , mas que tds se respeitem.

  3. O cérebro não produz pensamento, ele apenas reproduz, conhecimento é coisa do espírito, tudo está armazenado no espírito (energia criadora e inteligente, em constante aprendizado), não sou religioso.

Perguntas Relacionadas