Como o seres humanos têm se apropriado dos lugares ao longo do tempo?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Geralmente através de guerras… desde que o mundo é mundo briga-se por espaços. Um quer o espaço do outro e, geralmente o espaço “do outro” é mais rico…
Com a concepção de natureza desvinculada do homem, enquanto seu constituinte, a apropriação do espaço e seus “recursos” se tornaram à mola propulsora do capitalismo, colocando seus opositores na posição de anti-progressistas ou até mesmo enquanto teóricos radicais.
Tal prática tem demonstrado, porém que este posicionamento do homem, imbuído do poder concedido pelo domínio do capital, caminha em direção ao colapso da insustentabilidade que vem degradando as paisagens naturais sob o discurso da necessidade de utilização das “reservas”.
O espaço físico e os elementos relacionados ao clima, vegetação, solos, relevo e hidrografia são apropriados de diferentes formas pela sociedade gerando características peculiares nas paisagens. Fica nítido que existem alterações ambientais produzidas por diferentes sociedades.
O progresso e hábitos de consumo da sociedade capitalista levaram a sociedade a se apropriar das florestas tropicas e outros ecossistemas sem a preocupação com a sustentabilidade. As causas da degradação ambiental e da crise da relação sociedade/natureza não se devem apenas pelo uso indevido dos recursos naturais do planeta, mas também a nossa relação com o ato de produzir e consumir em alta escala.