Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como proceder para ter a Guarda de uma menor?

Minha irmã morreu e deixou uma filha menor. O que preciso fazer para ter a guarda dela até completar a maioridade? Tenho uma Declaração de minha irmã registrada em cartório que a filha deveria ficar sob a minha tutela. Este documento vai me ajudar?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

10 Respostas

  1. Sim, este documento vai ajudar. Procure o Conselho Tutelar em sua região e exponha o caso. O processo – que correrá na Vara de Família de sua região – deverá ser bem rápido.

  2. Vc deve entrar com uma ação no Forum da sua cidade!
    Ou procurar um advogado de sua confiança, ou na Defensoria Pública que fica no forum, que é onde existe um advogado do estado e que vc não vai ter custos algum!
    Essa declaração vai lhe ajudar sim, e muito!
    Procure ajuda o quanto antes!
    Felicidades!
    Um grande beijo
    Fernanda

  3. oi vc certamente terá q correr atr´s só a declaração não basta o juiz(a) vai ver ou mandar pesquisar como é sua familiacomo é arelação entre vcs ,codições do lar , se alugar para ela ela vai precisar de um quarto ,local tranquilo para estudar, a sua casa terá de ser avaliado e sóvc q quer aguarda dela será mais facil de conseguir, caso contrário ela ficará com quem o(a) juiz achar melhor

  4. vá até o conselho tutelar e ele vai encaminhar para a justiça assim a guarda será feita com todos os procedimentos legais..

  5. Vc poderá ir até a Vara da Infância e da Juventude da sua cidade com esse documento comprobatório do desejo da sua irmã. O caso será analisado pelo juiz através de um processo. Segundo a lei, o objetivo é assegurar o bem para a menor. Em caso de morte dos pais, os menores ficam sob a guarda dos parentes mais próximos, como avós ou tios.

    Agora, se a menor tem pai vivo e que pretende ficar com a guarda dela, geralmente ele tem prioridade, a não ser que seja comprovado que ele não tem condições de cuidar dela adequadamente. Dependerá da visão da justiça sobre a situação.

    Boa sorte.

  6. Quando sua irmã deixou essa carta ela deve ter tido a orientação de um advogado. Isso te ajudará e muito, o mais importante é que você recorra o mais rápido possível pois existem fatores que podem te prejudicar como:
    Se o pai entrar com o pedido de guarda.
    Se o motivo do requerimento da tutela for Óbito (morte) será mais fáci, agora se o motivo for abandono você vai passar por uma etapa difícil. Mais te aconselho a procurar um advgado ou um defensor público ( dependendo da sua condição) e entrar com o pedido de guarda provissória.

  7. Na minha opinião este documento te ajudará, mas eu no seu lugar procuraria um advogado para saber como proceder e quais os caminhos a serem seguidos

  8. Querida, o documento há de ajudar muito, mas não vá até a vara ou sei-lá-o-quê em primeiro lugar.

    Vc precisa de um advogado, é a primeira coisa.

    Vc não tem como lidar com todas as circunstâncias. O advogado primeiro, um “advogado da família” (com foco de trabalho na família) é quem vai te orientar e esclarecer. O processo é um pouco maior do que parece.

    Meu irmão é adotado e acompanhei de perto o processo.

    Advogado, e depois o resto! Pois indo na vara, muitas vezes, só pra te atrapalhar a vida, eles são capazes de já mandar a assistente social na sua casa e já quererem melar tudo.

    Advogado, em primeiro lugar! Peça indicações!

    Beijos, boa sorte com a sua pequena!

Perguntas Relacionadas