Olá amigos, tenho um gol bola special 1.0 98/99 que já esta com 193420 Km rodados, mas o carro não está vazando óleo, nao esta fumando e nem soltando aquela fumaça preta pelo escape, só solta uma fumaça meio azulada quando esta muito frio no ato da partida, depois mais nda e de vez em quando, quando pisa um pouquinho com ele parado. Notei que após trocar o oleo ele baixou 1 litro de oleo com quase 30000 KM rodados, por isso tive que completar, coloco oleo mineral para 5000 Km, o motor tem um desenvolvimento bom tanto na estrada quando na cidade. Ae fica minha duvida, quais sao os sintomas de um motor que esta precisando ficar 0 km de novo?
Obs.: Cuido bem do meu motor, coloco oleo de boa qualidade, troco antes do prazo estipulado, não o forço muito, etc…
Abraços.
Obs 2 .: Desculpem, é 3000 não 30000.
Pelo que eu senti o motor do seu carro não precisa de nada,,,,continue tratando assim que ele vai longe<< Para retificar um motor ele tem que estar fundido...com vazamento de oleo.....sem pressão....coisas do genero,,,,o seu está bom pra caramba !
a óra q começa da sepo na subida
Você deveria estar orgulhoso de seu carro, um carro com motor 1,0 chegar a quase 200000km não é para qualquer um .Pela quilometragem não dá nem para dizer que esta fumaça azul é defeito por que quando frio o motor fica com folgas internas e essa fumaça azul pode ser isso, quando ele atinge a temperatura normal estas folgas diminuem e a fumaça para de ser expelida.Daqui para a frente você deve ficar atento a ruídos no motor tipo batidas , aumento excessivo de consumo de lubrificante. perda de rendimento e a ponta de seu escapamento com muito óleo. quando isto acontecer é hora de se preparar para a reconstrução de seu motor
ola.. motor so se retifica qdo bate, fuma demais, ou trava de vez..
a fumaça que percebe, pode , eu disse pode , ser resolvida ou amenizada, trocando os retentores de valvulas ,,, ou vedadores,,
um bom profisional pode resolver isso,, sem tirar o cabeçote, vistro que ha uma ferramenta pra isso,,,
trocando os vedadores, fica bom,,
ate
Ta na hora de cuidar bem dele. Seu motor ainda não esta ruim, esta começando a dar sinais de desgaste interno.
Continue colocando óleo no tempo certo e bom, não acelere demais ele frio, deixe em baixa ate esquentar, de passar dias parados, ligue ele sem acelerar, verifiquei com freqüência o nível do óleo.
Boa tarde
Seu motor já é um veterano de guerra com esta kilometragem, parabêns a vc que tem feito tudo certinho quanto a manutenção preventiva e quanto a sintomas de motor cansado os primeiros e mais fáceis de detectar são: fumaça branco-azulada em qualquer temperatura e regime de giro, consumo alto de óleo ( algo em torno de 1 litro a cada 800 a 1000km) velas encharcadas constantemente, redução de força, alto consumo de combustível, respiro do motor fumando etc. Quem sabe vc não chega a 600.000 km? O recorde que conheço é de um taxista do aeroporto do rio com um golzinho quadrado com o bom e velho AP com 634.000 kms o motor já rajava mas ainda mostrava fôlego kkk.