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Anônimo(a)

Como se desenvolveu o transporte marítimo no Brasil ?

Como se desenvolveu o transporte marítimo no Brasil ?

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2 Respostas

  1. O desenvolvimento do transporte marítimo no Brasil se deu com a descoberta do mesmo e desenvolveu com a chegada da Família Imperial.

  2. A marinha mercante nacional, só floresceu no século XX, já na era do navio a motor/vapor, com companhias fortes, tais como LLoyd Brasileiro, Costeira de Navegação, Navegação Matarazzo, Navegação Mansur, Netumar, Aliança, Frota Oceânica Brasileira, Cia Maritima Nacional, CBTG, Paulista, Docenave, Fronape, etc, atuando em todos os tipos de carga. As mais destacadas foram o Lloyd Brasileiro, estatal, que chegou a ter 140 navios (cargueiros, graneleiros, frigoríficos e de passageiros), mas foi sucateada pelo governo na década de 90, e a Fronape (braço da Petrobrás), que opera mais de 100 navios (próprios e afretados).

    Na década de 90 houve grande retração, e redução de subsídios do governo, com armadores nacionais passando a usar navios em bandeiras de conveniência, renegando a bandeira nacional em busca de custos mais baixos, registrando navios em paraísos fiscais e contratando tripulações de países miseráveis (Bangladesh, Filipinas, Gabão, etc).

    De roldão foram os estaleiros nacionais, por falta de encomendas.

    Hoje em dia, a esmagadora maioria do transporte de cargas sólidas é feita por navios estrangeiros, restando poucos nacionais, com menos de 5% do bolo. A exceção é a frota da Petrobras no transporte de petróleo e derivados, dominando o mercado.

    E a cabotagem, solução perfeita para nosso transporte interno, é pouco usada, ficando o grosso das cargas internas com a gigantesca frota de caminhões, num transporte mais caro e perigoso.

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