Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como ser Embaixador, ou cargos parecidos?

Gostaria de saber como é o caminho para poder virar embaixador, se eles viajam muito ou alguma profissão parecida que precise viajar bastante…
O salário, carga horária, o que é necessário e coisas do gênero.
A profissão de Relações Internacionais é a mais recomendada?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Relações Internacionais
    Bacharelado

    Relações Internacionais é o curso que eu quero?

    É a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do Direito. Esse bacharel analisa o cenário mundial, investiga mercados, avalia as possibilidades de negócios e aconselha investimentos no exterior. Promove entendimentos entre empresas e governos de diferentes países, abrindo caminho para exportações, importações e acordos bilaterais ou multinacionais. A internacionalização da economia amplia o campo de atuação desse profissional, que pode trabalhar em ministérios, embaixadas e consulados, grandes empresas, bancos e ONGs.
    Dúvida do Vestibulando

    QUAL É A DIFERENÇA ENTRE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR?

    O profissional de Relações Internacionais conduz as relações entre povos, nações e empresas. Sua função é promover o entendimento para facilitar acordos de diversas áreas, como a política, militar e cultural. Já o profissional formado em Comércio Exterior se ocupa do intercâmbio de um país com as demais nações, tratando principalmente das relações de compra e venda com empresas do exterior.
    O mercado de trabalho

    O mercado para o bacharel está em ascensão graças à maior inserção do Brasil na política e no comércio internacionais. Nos últimos anos, empresas brasileiras têm se internacionalizado e contratam profissionais que tenham visão global e diplomacia para ocupar posições de gestão. Multinacionais como Ambev, Danone, Embraer, Unilever e Vale oferecem vagas a trainees que possam atuar no país ou no exterior. “Cada vez mais as questões internacionais têm efeitos domésticos, por isso esse profissional é essencial na interpretação de políticas e decisões que podem impactar o negócio das empresas”, afirma Maria Izabel Valadão de Carvalho, coordenadora do curso da UnB. Os postos de trabalho estão concentrados no eixo Rio-São Paulo e em Brasília (DF), mas novas vagas aparecem nas demais capitais. Em Cuiabá (MT), polo importante para os agronegócios, as oportunidades são promissoras na área de consultoria para os pequenos e médios exportadores. Macaé (RJ), região petroquímica, já oferece postos de trabalho e a previsão é de expansão nos próximos anos. Concursos públicos de órgãos como os Tribunais de Contas estaduais e da União e o Itamaraty quadruplicaram o número de vagas em três anos, e o número de profissionais necessários para trabalhar no país e no exterior na área de diplomacia só deve crescer. Aumentam também os concursos para atuar como gestor de políticas públicas em ministérios e secretarias.

    Salário inicial: R$ 4.000,00 (fonte: profa. Janina Onuki, da USP).
    O curso

    O currículo divide-se em três grandes áreas: política, direito e economia. Durante o curso, estudam-se sociologia, economia e história. Além disso, tem aulas práticas com simulação de negociações políticas, empresariais, comerciais e diplomáticas. É uma graduação que exige bastante leitura e o domínio de línguas estrangeiras – o inglês é indispensável. Na maioria das escolas é necessário que os alunos façam estágio em empresas ou instituições públicas ou privadas com atuação internacional. É obrigatória a realização de um trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: A UFRJ passou a oferecer, em 2010, o curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, com foco em questões ambientais globais e segurança.

    Duração média: quatro anos.

    Outros nomes: Defesa e Gestão Estrat. Intern.; Rel. Econ. Intern.; Rel. Intern. (ênf. em mkt. e neg.); Rel. Intern. (ênf. em neg. e mkt.); Rel. Intern. (gestão de neg. intern.); Rel. Intern. e Comércio Ext.; Rel. Intern. e Integração.
    O que você pode fazer
    Agências governamentais

    Planejar ações dos governos federal, estadual ou municipal nos setores político, econômico, comercial, social e cultural.
    Analista internacional

    Coletar dados e elaborar relatórios sobre a conjuntura internacional para órgãos governamentais, empresas privadas e ONGs. Participar da elaboração de programas de cooperação com outras nações.
    Comércio exterior

    Identificar oportunidades de comércio com outros países e intermediar a importação e a exportação de produtos.

Perguntas Relacionadas