Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como seria a Terra se o sol fosse uma anã vermelha?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

8 Respostas

  1. Não teria Terra, a anã vermelha é tão grande que engoliria a Terra.

    Se o diametro dela não chegasse até nós, a atração gravitacional nos puxaria pra ela, portanto não existiria Terra de qualquer jeito.

  2. Com o sol amarelo, nós ficamos no único lugar onde vida seria possivel, mas há outras coisas que tornam ela possivel e a principal é o campo magnético da Terra.

    É o campo magnetico que nos protege como um escudo, por isso que não há muitas viagens a Lua, caso haja uma explosão no Sol o astronauta pode morrer pelos ventos solares.

  3. não existe anã vermelha. Existem anãs branca e marrom, e gigantes vermelha e azul.

  4. Primeiro, existe anã vermelha sim. A estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, é uma, por exemplo. E a maioria das estrelas da nossa Galáxia também (80%, segundo a enciclopédia de Phillips).

    Segundo, sua massa é menor que 0,8 vezes a massa do Sol, logo, a atração gravitacional dela será menor que a atração gravitacional que o nosso Sol exerce. (Lembre-se que a atração gravitacional é diretamente proporcional a massa de um corpo; se diminui a massa, diminui a atração).
    Então Camila Oliveira, considerando a existência de vida, primeiramente deveríamos estar muito próximos dela, para que pudesse ter calor necessário. Estaríamos (comparando bem, mas beeem superficialmente) ocupando a órbita que no nosso sistema equivale a Mercúrio ou Vênus, ou seja, próxima à estrela.
    Isto porque ela já é uma estrela fria; está no final da sequência principal. Para ter uma comparação, a anã vermelha tem temperatura em sua superfície de 2500 a 5000K. Já o Sol, na sua fotosfera, tem temperatura efetiva de 5780K. (Dados da Enciclopédia de Astronomia de Phillips)

    Quanto aos períodos de rotação e translação nada se pode afirmar, ao menos não com estes dados apenas.

    Abraço!

  5. A vida não é possível em torno de uma anã vermelha. Elas tem pouca energia e são muito instáveis.

    .

  6. olá mi!

    Bem, pelas respostas abaixo que li, houve uma serie de equivocos e enganos sobre considerações do que seja uma anã vermelha, vou especificar melhor:
    1º: Anã vermelha não é uma estrela gigante como afirmaram, o próprio nome dela ja diz tudo: ANÃ vermelha. Trata-se realmente de uma estrela muito pequena, algumas até do tamanho de júpiter!
    2º: Anãs Vermelhas EXISTEM SIM e compoe a maioria das estrelas na nossa galaxia. Creio que essa confusão causada no nº 1 e aqui no 2 seja devido ao fato que existe ambas: ANÃS vermelhas e GIGANTES vermelhas, e embora o fato de ambas serem vermelhas, suas estruturas são totalmente diferentes: Enquanto as GIGANTES vermelhas são estrelas agonizantes que ja gastaram quase todo seu combustivel e seu tamanho inicial era como o de nosso ou maior (as vezes pouca coisa menor que ele) , as ANÃS vermelhas são estrelas EM SUA FASE PRINCIPAL e não estrelas agonizantes, o que leva ao numero 3:
    3º Anãs vermelhas são estrelas na sua fase principal, e ao contrario do que falaram, NÃO ESTA NO FINAL DE SUA SEQUENCIA, elas são frias porque foram formadas assim mesmo, talvez a materia na nebulosa que formou o sistema não era grande o suficiente para formar uma estrela maior ou outra coisa impediu seu crescimento, elas juntaram apenas massa o suficiente para desencadear reações nucleares e começou a “brilhar”. E justamente por não terem muita massa, sua gravidade não é lá essas coisas para uma estrela, o que faz com que seu combustivel se esvaia beeeemmm lentamente, pois a velocidade com que os atomos de hidrogenio se choquem é mais lenta que a da nossa estrela, portanto enquanto nosso sol tem vida media de 10 bilhoes de anos, algumas anãs vermelhas podem ter vida de 1 TRILHÃO de anos. ou seja vai demorar muuuuiito para ela chega no final de sua fase principal.
    O problema da anã vermelha é que:
    1º: É PEQUENA DEMAIS: Imagina jupter brilhando tenue em tom vermelho daqui da terra, voce só notaria um ponto avermelhado no ceu. Ou seja, com um tamanho tão pequeno o planeta teria que ser pelo menos “um lua” dele, senao só veriamos uma estelinha vermelha no ceu.
    2º NÃO EMITE MUITA LUZ: Sua reação nuclear se da mais na base do infravermelho (ondas de calor) do que nos outros comprimentos de onda como o de luz branca(fóton) ou ultra violeta como o nosso sol. Faça um churrasco e olhe na churrasqueira: vc verá brasa, vc vera que ela brilha em tom vermelho forte e se ficasse escuro aquele tom vermelho não seria o suficiente para iluminar o interior da churrasqueira, porem conforme vc aproxima o dedo daquela brasa vc nota o calor aumentar e se vc aproximar demais vc queima o dedo, ou seja, não é brilhante, mas queima xP
    Então se nosso sol fosse uma ana vermelha teriamos mudanças drasticas no planeta:
    * Esqueça o ceu azul: Por se tratar de uma estrela que emite mais energia no gama infravermelho, o ceu dessa estrela seria vermelho e não azul pois quando a radiação infravermelha chegasse a atmosfera do planeta ele absorveria mais facilmente esse comprimento de onda e refrataria a cor vermelha no ceu. ela emite outras formas de comprimendo de onda (foton, gama, ultravioleta, etc..) como o nosso sol, porem em quantidade muito pouca.
    *Voce ja teria uns 400 anos:Por se tratar de uma estela muito pequena, a orbita da terra teria que estar a apenas uns milhoes de KM e não a uma centena como aqui. O ano teria uns 30/40 dias no maximo. Mercurio por exemplo estaria no limite da zona habitavel se nosso sol fosse uma anã e a terra uma bola de gelo.
    *Trabalharia até quando quisesse: Como o planeta teria que estar bem perto da estrela para, a estrela agiria como a terra e a terra seria como a lua: teria sempre uma face voltada para a estrela enquanto aoutra seria noite eterna. Portanto o dia nao teria 24hs, SERIA ETERNO. Veja que isso é uma teoria com muita probabilidade deviao ao efeito de maré. Não quer dizer que realmente seja assim, mesmo pq mercurio gira (devagar mais gira).
    *esqueça oculos escuros: a luz(os fotons) nessa estrela é tão vagabunda, tão sem vergonha, tão chulé que mesmo que a terra esteja numa orbita perto da estrela, o meio dia lá pareceria umas 6:30 da tarde aqui (ela emite mais no infravermelho lembra? daí a cor vermelha), ou seja o meio dia seria quase de noite. Se vc usasse oculos escuros no meio dia ficaria cega, seria como usar oculos escuros as 6:30, ai que vc n enxergaria nada mesmo xP.
    Bem esse seria o cenario da terra se o sol fosse uma anã vermelha.
    Quanto a presença de vida em torno de uma anã vermelha: NÃO SABEMOS, portanto não se pode afirmar com absoluta certeza se seria ou não possivel a vida se desenvolver, masmo pq aqui na terra descobrimos vida em lugares aonde teoricamente seria IMPOSSIVEL haver vida, portanto não podemos afirmar com absoluta certeza que em torno de uma anã vermelha não haveria vida.

Perguntas Relacionadas