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Anônimo(a)

Condições para fazer um vortex e aviões em altitude de cruzeiro.?

Eu moro em BH, em linha reta não é muito longe da Pampulha, então dá para ver vários aviões decolando e vários passam sobre a minha casa. Ontem eu estava olhando, através de um binóculo, um ATR-42 da TRIP e pude ver vortex nas pontas das asas. Mas, quais são as condições para fazer um vortex? Não ventava muito. Vi uns vídeos onde o vortex aparece fazendo círculos e outros ficam retos (como aconteceu no ATR-42). O que faz os vortex fazerem curvas e outros ficarem retos?
Outra coisa que eu queria saber são os horários e dias aproximados que aviões a jato passam sobre BH em uma altitude aproximada que fazem a fumaça de condensação. Ou então falem o nome de alguma aerovia que passa sobre BH e eu pesquiso no site do CGNA.
Valeu!

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5 Respostas

  1. Um vortex (plural: os vortices) são um giro, frequentemente turbulento, fluxo do líquido. Todo o movimento espiral com aerodinâmicas fechados é fluxo de vortex. O movimento do líquido que roda ràpida em torno de um centro é chamado um vortex. A velocidade e a taxa de rotação do líquido em um vortex (irrotational) livre são as grandes no centro, e diminuem progressivamente com distância do centro, visto que a velocidade de um vortex (rotatório) forçado é zero no centro e nos aumentos proporcionais à distância do centro. Ambos os tipos de vortices exibem um mínimo da pressão no centro, embora o mínimo da pressão em um vortex livre são muito mais baixos.

    Fika dificil dizer uma aerovia perto da sua casa,tem várias:UZ20, UZ19, UZ10, UZ50, UZ58, UZ17, UW42 Etc… Mas em qualquer lugar que o aviao estiver sobrevoando pode haver condensação, geralmente em nivel de cruzeiro que a temperatura é muito baixa. No inverno é mais comum ver avioes com o rastro de “fumaça”.

  2. Os vortex de ponta de asas, são causados pela diferença de pressão existente entre o Extradorso e o Intradorso das asas.
    As particulas de ar que passam na parte de cima da asa aceleram mais que as que passam na parte de baixo criando uma diferença de pressão e a medida que se aproximam das pontas de asas, esta diferença de pressão faz com que a partícula de ar que está passando na parte de cima tenha a tendencia de passar para a parte de baixo e ao chegar na parte de baixo, tenda a voltar para a parte de cima, criando os vórtices.

    Todos os vórtices são de forma espiral, alguns Aviões geram mais, outros menos.
    Os vórtices são gerados independentemente das condições climáticas, mas são vistos apenas nos dias onde a umidade relativa do ar está próxima a 100% ou tb podem ser vistos em pistas de terra, não pavimentadas.

  3. Eu ia responder, mas o MATCHBOX já disse tudo !!!
    Só um detalhe, todas as asas geram vortex, independente das condições climáticas (como já disse o Matchbox) só que eles são mais VISÍVEIS quando o ar está muito úmido, porque essa rápida descompressão do ar na ponta das asas, condensa a umidade, tornando o fenômeno visível.

    abs
    JERO

  4. Um vórtex (plural: vórtices) ou vórtice é um escoamento giratório onde as linhas de corrente apresentam um padrão circular ou espiral. São movimentos espirais ao redor de um centro de rotação.

    Ele surge devido a diferença de pressão de duas regiões vizinhas. Quando isso ocorre o fluido tende a equilibrar o sistema e flui para esta região mudando, eventualmente, a direção original do escoamento e, com isso, gera vorticidade.

    Eles são encontrados nos mais diversos locais da natureza, como correntes circulares de água vindas de marés conflitantes, como quando se mexe uma xícara de café, uma ilha no meio do oceano, furacões, tornados ou efeitos de ponta de asa. Este último é muito estudado pela indústria aeronáutica, pois sua geração aumenta o arrasto da aeronave. Esse efeito recebe o nome de arrasto induzido e é minimizado pela presença de empenamentos e winglets, que dificultam o deslocamento de ar.

    Vórtices de ponta de asaTecnicamente um vórtice pode ser qualquer escoamento circular ou rotacional que possui vorticidade. Vorticidade é um conceito matemático utilizado na dinâmica dos fluídos. Ela pode ser entendida como a quantidade de circulação ou rotação de um fluido por unidade de área de um ponto no campo de escoamento.

    No estudos atmosféricos, vorticidade é uma propriedade que caracteriza a rotacionalidade em grande escala das massas de ar. Se a circulação atmosférica é aproximadamente horizontal, a vorticidade é aproximadamente vertical.

    A direção de rotação que um vórtice adota, sentido horário ou anti-horário, depende da força que o provocou. Em condições autônomas, sofre influência da rotação do planeta, chamado força de Coriolis, e faz com que os vórtices naturais do hemisfério norte girem no sentido anti-horário, e os do hemisfério sul no sentido horário.

    Veja também:

    Cabine de um A380 em 3D
    http://mundoaero.blogspot.com/2010/11/cabine-de-um-a380-em-3d.html

    Mundo Aero.

  5. sobre os aviaoes a jato que fazem a fumaça de condençaçao, todos fazem dependendo do clima la em cima, se a temperatura tiver ate 80 e 60 negativos vc vera mrasto muito grande de trilha de condençaçao, e tb nas meses mais frios do ano que a contecem este fenomeno, pode reparar que nos meses quentes o rasto de trilha de condençaçao e curto e se dissipa rapido, quando esta muito quente ou 30, negativo 40 nao se ve muita trilha de condeçaçao

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