Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

De maneira resumida explique o que foi o “milagre econômico brasileiro”, situando-o no tempo.?

De maneira resumida explique o que foi o “milagre econômico brasileiro”, situando-o no tempo.?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Foi uma época que Brasil cresceu muito principalmente entre os anos de 1969 e 1973. Teve inicio com JK 1956 e 1961 com o plano de metas avançar 50 em 5, com o modelo de substituição de importação o Brasil passou a produzir bems de consumo duráveis ao inves de importar.
    O milagre Brasileiro termina em 1973 com o choque do petróleo, o preço passou de US$3,37 para US$11,25 por barril e isso alavancou a inflação no Brasil.

    *-*
    bjs

  2. O chamado milagre econômico brasileiro foi um execpcional crescimento da economia
    brasileira, durante o Governo do Presidente Médici, no período de 1969 a l973, alcan
    çando índices anuais de crescimento, superiores a 10%. Os setores da construção
    civil, das comunicações, da geração de energia, da construção naval, alavancaram, de
    forma decisiva, a economia brasileira, criando a expectativa de um Brasil potência. A
    teoria keynesiana foi posta em prática pelo Ministro Antonio Delfin Neto, através da
    qual as Empresas Estatais, adotando uma rigorosa política tarifária, apresentavam lu
    cros crescentes. Os preços políticos foram substituidos por uma realidade tributária.
    A economia crescera rapidamente, mas assinalou uma grande concentração de
    renda nos setores mais ricos, empobrecendo, ainda mais, as classes de menores
    rendas. O Ministro Delfin Neto, sustentava que primeiramente era necessário que o
    bolo crescesse para, então, distribuí-lo Foi neste cenário ufanista , com a conquis
    ta da Copa do Mundo de Futebol, em 1970, que se cunhou o célebre jargão políti
    co ” Brasil. Amê-o ou deixe-o ”
    De forma bem suscinta é isto aí.

  3. Em 1969,a Junta Militar escolhe o novo presidente: o general Emílio Garrastazu Medici.Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período,conhecido como “anos de chumbo”.Na área econômica,o país crescia rapidamente.Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido como a época do Milagre Econômico.O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano,enquanto a inflação beirava os 18%.
    Com investimentos internos e empréstimos do exterior,o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura.Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país.Algumas obras,consideradas faraônicas,foram executadas,como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niteroi.Porém,todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro.Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívida externa elevada para os padrões econômicos do Brasil.

  4. O “milagre econômico brasileiro” é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante a ditadura militar no Brasil, ou anos de chumbo, especialmente entre 1969 e 1973, no governo Médici. Nesse período áureo do desenvolvimento brasileiro em que, paradoxalmente, houve aumento da concentração de renda e da pobreza, instaurou-se um pensamento ufanista de “Brasil potência”, que se evidencia com a conquista da terceira Copa do Mundo de Futebol em 1970 no México, e a criação do mote de significado dúbio: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

    As três vitórias na Copa do Mundo ajudaram a manter no ar um clima de euforia generalizada, nunca antes vista, e daquilo que Elio Gaspari apelidou de “patriotadas”. O Brasil cantava:

    “Noventa milhões em ação,
    pra frente, Brasil
    do meu coração(…)
    Salve a seleção.”
    Foi um período paradoxal da História do Brasil. Ainda diz Elio Gaspari em sua obra A Ditadura Escancarada[1]:

    O RESTANTE DA PESQUISA VOCE ACHA NO SITE

  5. neto
    O Chamado “Milagre” Econômico Brasileiro

    No governo do presidente Médici foi implantado no Brasil uma medida de crescimento econômico, o principal idealizador dessa medida foi o ministro da fazenda, que atuava desde o governo Costa e Silva, Antonio Delfim Netto, esse projeto tinha como princípio o crescimento rápido. O que ocorreu para provocar esse chamado “milagre” foi o imenso capital estrangeiro no país.

    Durante vários anos o Brasil não recebia investimentos estrangeiros, por causa da instabilidade econômica, da inflação, resultados políticos do Governo de Jânio Quadros, e do tumultuado governo de esquerda de João Goulart.

    O motivo pelo qual os recursos voltaram ao Brasil foi a estabilidade política e econômica propiciada pelos militares, que também coibia o “esquerdismo”.

    Os recursos estrangeiros chegaram ao Brasil em volume muito grande, com isso, tanto empresas privadas quanto estatais foram beneficiadas, além das multinacionais, lembrando que tais recursos foram usados no seguimento industrial.

    Surgiram nesse período empresas privadas brasileiras que se baseavam no setor Labour intensive (indústrias que apresentam pequena demanda de capital e grande demanda de mão-de-obra), já as empresas multinacionais tinham suas atividades focalizadas no setor capital intensive (forte demanda de capital e pouca demanda de mão-de-obra), as estatais investiram seus recursos em forças armadas, energia e telecomunicação.

    Para consolidar o crescimento rápido foi implantada uma expansão de mercado internamente e externamente, a produção não era absorvida apenas pelos brasileiros e países de terceiro mundo, mas também pelos países industrializados, como EUA e países da Europa.

    As empresas multinacionais que aqui se instalaram tiveram benefícios em mátria-prima, e também mão-de-obra, já que o governo mantinha os salários sempre baixos, quaisquer manifestações em busca de melhoria salarial eram respondidas de forma violenta por parte do governo. O governo estabilizou os ganhos dos pobres e favoreceu acréscimo aos rendimentos da classe média e dos profissionais especializados.

    Foi nesse período que o Brasil, de forma concreta, entrou no processo de industrialização, mais de certo modo foi um processo sem planejamento social e que agravou mais ainda as desigualdades.

  6. O “milagre econômico brasileiro” é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante a ditadura militar no Brasil, ou anos de chumbo, especialmente entre 1969 e 1973, no governo Médici. Nesse período áureo do desenvolvimento brasileiro em que, paradoxalmente, houve aumento da concentração de renda e da pobreza, instaurou-se um pensamento ufanista de “Brasil potência”, que se evidencia com a conquista da terceira Copa do Mundo de Futebol em 1970 no México, e a criação do mote de significado dúbio: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
    As três vitórias na Copa do Mundo ajudaram a manter no ar um clima de euforia generalizada, nunca antes vista, e daquilo que Elio Gaspari apelidou de “patriotadas”. O Brasil cantava:
    “Noventa milhões em ação,
    pra frente, Brasil
    do meu coração
    Salve a seleção.”
    Foi um período paradoxal da História do Brasil.

    espero que ajude e boa sorte
    beijos!

Perguntas Relacionadas