Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

De que país esse sobrenomes são ?

Medeiros , Cavalcati ,Saraiva , Santos e Bezerra
esses são os sobrenomes da minha familia e queria muito saber de que país eles são
“minha bisavó era portuguesa”

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Medeiros – Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, Medeiro era “um lugar onde há medas (Montes de feixes de trigo, palha, etc). Provavelmente o portador inicial deve ter residido próximo a um medeiro ou ganhar seu sustento por meio de um.

    Cavalcanti – Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo derivado de uma atividade, vem do latim medieval caballicare (cavalgar).

    Saraiva – Português/Espanhol: A origem vem possivelmente do termo Serávia que é a designação de uma vila nas montanhas da Biscaia. Biscaia é uma província na Espanha.

    Santos – Sobrenome português de origem religiosa cristã, seria a abreviação de “Todos os Santos”, refere-se a esta comemoração da igreja católica.

    Bezerra – Sobrenome português vindo do espanhol Becerra, tido como um apelido.

    Se você quiser saber mais sobre a origem e significados de nomes e/ou sobrenomes, entra no site http://www.oguru.com.br

    É muito bom que as pessoas se interessem pelas suas origens. Parabéns pelo seu interesse.

    Espero ter ajudado.
    Tchau.

  2. Oi, Isabella.

    Medeiros, Bezerra e Santos são de origem portuguesa.

    Medeiros vem de Medas (montes), ou seja ‘de Medeiros’ significa ‘dos montes’.
    saiba mais aqui: http://www.webartigos.com/articles/38202/1/FAMILIA-MEDEIROS/pagina1.html

    Santos é de origem portuguesa/católica, esse sobrenome era dado à crianças nascidas em 1º de novembro, que segundo a igreja é o `dia de todos os santos`.

    Bezerra é um nome de origem italiana, mas que chegou ao Brasil por meio dos portugueses, pelas minhas pesquisas, este sobrenome significa: “onde se guardam os bezerros, fartura.”

    Cavalcanti é um apelido de família de remota origem italiana. É considerada a maior família do Brasil (por ligação sanguínea). Várias famílias do Nordeste do Brasil são ramificações da família Cavalcanti. A grafia Cavalcante, bastante comum, é um aportuguesamento.

    A origem italiana desta família encontra-se em Florença, de onde em meados do Século XVI um de seus membros, Filippo Cavalcanti, transferiu-se para Portugal e depois para o Brasil. Já na América, casou-se com Dona Catarina de Albuquerque, neta de Lopo de Albuquerque e filha de Jerónimo de Albuquerque com a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde.

    O casal teve onze filhos, que geraram numerosa descendência hoje espalhada por todo o Brasil e Portugal, mas ainda especialmente no Nordeste.

    Saiba mais sobre os Cavalcanti aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_Cavalcanti

    Abraço.

  3. MEDEIROS:Significado: Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, Medeiro era “um lugar onde há medas (Montes de feixes de trigo, palha, etc). Provavelmente o portador inicial deve ter residido próximo a um medeiro ou ganhar seu sustento por meio de um.

    CAVALCATI:Família de origem italiana (Florença) que em meados do século XVI passou a Portugal, vindo de Espanha.
    • Um Filipe Cavalcanti, que terá passado a Portugal por volta de 1558, posteriormente
    atravessou o oceano e fixou-se em Pernambuco, no Brasil, aí casando com D. Catarina de Albuquerque, filha bastarda de Jerónimo de Albuquerque e neta de Lopo de Albuquerque, deles provindo a família Cavalcanti de Albuquerque.
    • A mais antiga referência documental sobre Felipe Cavalcanti data de 25.8.1559, quando do seu pedido de uma Cruz ao rei de Portugal (Arquivo de Estado de Florença – Arquivo Gilson Nazareth). Foi novamente, documentado a 10.10.1578, em correspondência do viajante Fellippo Sassetti, escrita em Lisboa, para Baccio Valori, em Florença. Nessa correspondência, consta ser Felipe Cavalcanti, homem de grande autoridade, e de negócios, estabelecido com comércio de açúcar branco, em Pernambuco.
    • Na mesma correspondência constam nomes de dois dos seus irmãos: Guido e Stiata Cavalcanti, todos filhos de Giovanni Cavalcanti, netos de Lorenzo e bisnetos de Filippo Cavalcanti e de Ginevra Mannelli, filha de Francesco e neta de Leonardo Mannelli. Seu pai, o referido Giovanni, comerciante com atuação em Inglaterra, recebeu mercê de Carta de Brasão de Armas, passada por Henrique VIII, Rei da Inglaterra, na qual consta ser de Florença, da «honestíssima família Cavalcanti», e sua esposa, Ginevra Manelli, de uma família recém-nobilitada (Arquivo. Gilson Nazareth e Dalmiro Buys).
    • Já em Portugal, pediu e obteve uma certidão de sua nobreza, datada de 23.8.1559 e assinada pelo próprio Cosme I de Médicis, o Grande, contra quem Filipe havia conspirado.
    Filipe Cavalcanti, o fidalgo «Florentino pernambucano», deixou numerosa e importante descendência – onze filhos – de sua união com Catarina de Albuquerque, “a Velha” * 1538 + Olinda, Pernambuco 1614, filha de Jerónimo de Albuquerque, «o Adão Pernambucano» e da «índia» Maria do Espírito Santo Arcoverde.

    SARAIVA:Significado: Português/Espanhol: A origem vem possivelmente do termo Serávia que é a designação de uma vila nas montanhas da Biscaia. Biscaia é uma província de Espanha no norte da comunidade autónoma do País Basco. A sua capital é a cidade de Bilbau. Adotado por apelido por uma família da nobreza biscainha, desta passou a Portugal na segunda metade do século XV.

    SANTOS:Significado: Brasão: Armas – Cinco flores de Liz, em cruz, sobre campo vermelho. Sobrenome português de origem religiosa cristã, seria a abreviação de “Todos os Santos”, refere-se a esta comemoração da igreja catolica. Na época em que se começou a adotar sobrenomes, este nome era dado inicialmente às pessoas que nasciam em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Outra origem é a referência geográfica à região de Sierra de Los Santos, na Andaluzia. Em sua linha sacerdotal, destaca-se o padre mineiro João Pedro dos Santos, que ao morrer, em 1850, reconhecera sete filhos. O nome Santos também foi adotado por judeus obrigados a se converter, os cristãos-novos. Tal sobrenome possui variações em diversas linguas, Frances: Toussaint, Italiano: Sante ou Santoro.

    BEZERRA:Significado: Sobrenome português vindo do espanhol Becerra, tido como uma alcunha (apelido) primitivo do feminino de Becerro (Bezerro). Este sobrenome já se encontra mencionado no Nobiliário do Conde D. Pedro. Acham-se em tempo de el-rei D. Sancho II.

Perguntas Relacionadas