Digamos que após 5 bilhões de anos após o big bang, um atomo de hidrogenio seja criado a mais do esperado…teriamos mudanças significativas nos dias de hoje?
Antes de responder, olhem para sua mão e pensem em quantos atomos devem existir. Depois pensem no tamanho do nosso planeta e veja como é grande, depois compare o tamanho do nosso planeta para o tamanho de nossa estrela (sol) e pensem quantos atomos devem existir em nosso universo… um atomo faria uma diferença significativa?
bom nesse mundo de incerteza
é dificil acredita q um atomo faria diferença
mas nada é impossivel
falando do universo vc citou o sol
se vc pensar que nós vivemos em uma galaxia que contem aproximadamente
100 bilhões de estrelas, algumas maiores e outras menores que nosso sol
e que existem aproximadamente 200 bilhões de galaxias no universo algumas
menores e outras beeeemmm maiores do que a nossa via lactea.
Ai sim da pra se imaginar a grandesa de nosso universo
não tem como concluir se apenas um atomo de hidrogenio faria alguma diferença
mas se levarmos em conta a teoria do efeito borboleta
que o bater das asas de um borboleta de um lado do mundo
pode cauxar um tornado do outro
ai sim…
mas é dificil de se pensar que é possivel…
Talvez 1 fóton de luz a menos fosse gerado na história do Universo, ou molécula de água a menos, uma hidrólise a menos…
Talvez, exagerando, num evento raro, se uma estrela estiver no limite de Chandrasekhar a massa de 1 átomo de hidrogênio pode determinar o destino da estrela, ou ela explode em uma supernova gerando bilhões e bilhões de novos elementos químicos pesados que poderão servir como matéria prima para uma geração de seres vivos com a adição desse átomo de hidrogênio, ou ela esfria como uma estrela inútil pelo resto dos bilhões e trilhões de anos que o Universo existir, sem gerar novos elementos, sem ter qualquer utilidade caso não haja a adição desse átomo de hidrogênio.
“Não despreze a ninguém, um átomo faz sombra.”
sim.
Mudar o universo… a ficção nuclear consiste em dividir um núcleo grande de plutônio ou outro átomo grande em dois núcleos menores para demonstrar a energia de um átomo…
se todas a energia de um átomo fosse liberada dividindo se todos os quarks acredito que seria energia suficiente para tornar dividir vários outros átomos a sua volta criando uma massiva destruição do nosso planeta.
Para o universo na sua escala tão grandiosa não acho que um átomo faz diferença
não existe a anti-matéria? que ao encontrar com a matéria ambas se anulam?
então vários átomos já deixaram de existir.
Destruindo nosso planeta criará alguma mudança universal? qual será o papel da nossa espécie num cenário mais amplo no futuro?
Mais perguntas que resposta meu amigo..
Um átomo é muito pouca coisa, mesmo que seja uma estrela de nêutrons (que é considerada por alguns como o maior nucleo atômico que pode existir na natureza). O Universo é imenso, e qualquer diferença de um átomo seria equalizada rapidamente.
não mudaria nada