Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Diferenças entre os processos?

I.Indique duas diferenças que caracterizam o processo de urbanização das Regiões Sul e Centro-Oeste.

II.O Brasil registra ultimamente uma forte concentrção da população nas áreas urbanas, com participação relativa cada vez menor da população rural no efetivo populacional do País. Discuta as pricipais causas envolvidas neste processo e as medidas capazes de evitar a piora das condições de vida nas zonas densamente urbanizadas.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. I – Pra ser sincero, não tenho muitos conhecimentos a cerca desse assunto sobre essas regiões, mas creio que a grande diferença na urbanização dessas regiões diz respeito ao processo de ocupação de cada uma. A região Centro-Oeste tem muitas pessoas de descêndencia nordestina – por conta da construção de Brasilia muitos nordestinos foram para lá – e também muitos descendentes de andinos – pela proximidade com a fronteira de outros países como Bolívia, Paraguai e Peru, muitos habitantes desses países vêm para o Brasil em busca de melhores condições e acabam por se instalarem na região Centro-Oeste – então devido a esse processo de ocupação a urbanização se deu de forma diferente, as cidades possuem características diferentes em relação as da região Sul.
    No Sul o processo de colonização se caracteriza pela presença de muitos estrangeiros e seus descendentes, sobretudo alemães, holandeses e italianos. No Sul, muitas cidades têm aspectos de cidades européias, devido à instalação de descendentes desses povos, muitas das quais nem crescem, possuem uma população quase que inaltarável há anos…

    II – O Brasil ja foi um país rural, a maior parte da população vivia no campo há aproximadamente 50, 60 anos atrás; nosso país começou tarde seu processo de industralização e em boa parte devido a ela a população rural diminuiu. A industrialização atraiu vários camponeses por conta da geração de empregos, além disso o processo de modernização da agropecuária também desempregou muitos trabalhadores rurais, fazendo com que os mesmos fossem para as cidades em busca de empregos. Atualmente a população urbana no Brasil corresponde a cerca de 80%, e alguns estudiosos dizem que em alguns anos a população de fato rural será praticamente inexistente, o que vai acontecer é um processo ja em curso, onde muitos trabalhadores vivem nas cidades e trabalham no campo e se deslocam diariamente para o trabalho.
    Quanto à qualidade de vida nas cidades o principal agente responsável é o poder público, pois é quem oferece os principais serviços básicos. A maioria das pessoas que saem do campo e vão para as cidades acabam por se instalarem em áreas precarizadas, vivendo em alguns casos em condições sub-humanas, em barracos de lona, sem água encanada, tratamento de esgoto e energia elétrica e em locais sem a mínima infra-estrutura. Cabe ao Estado investir nas áreas urbanas a fim de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Perguntas Relacionadas