Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Diga o que você entende por curva de demanda. Enuncie a “Lei da Demanda”, aproveitando para exemplificá-la…?

com dois casos que sejam de seu conhecimento.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Curva de demanda

    A curva da demanda é a representação gráfica da relação matemática entre a máxima quantidade de um determinado bem ou serviços que um consumidor estaria disposto a pagar à cada preço desse bem.

    A curva de demanda, junto com a curva de oferta, é uma das ferramentas de análise teórico empregadas em economia neoclásica para predizer a determinação de preços. O ponto de intersección entre ambas curvas se conhece com o nome de equilíbrio entre a oferta e a demanda.

    Lei geral da demanda

    Num mercado a formação de preços depende diretamente das condições de oferta e demanda. A Lei Geral da Demanda é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem.

    A curva da demanda é inclinada negativamente devido ao efeito de substituição e de renda.

    Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada Lei Geral da Demanda. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala de procura, curva de procura ou função demanda.

  2. Demanda é a quantidade máxima de um determinado bem que você deseja adquirir, dado o preço, em determinado período de tempo. Não é usual a representação da “curva de demanda” colocando a quantidade demandada como uma função do preço. essa é a verdadeira curva de demanda.

    Usualmente o que se coloca como curva de demanda é o preço como uma função da quantidade demandada. Ou seja, a inversa da função demanda. Matematicamente é irresponsável descrevê-la dessa forma, já que só podemos inverter funções injetoras. Levando em conta a economia, funções demanda só podem ser injetoras, então economicamente não existe problema. A curva de demanda graficamente representada dessa forma é conhecida como função de preço marginal de reserva: o preço máximo que um determinado consumidor pagaria por certa quantidade de um bem.

    Sendo direto, a curva de demanda representa a quantidade máxima de um determinado bem que, dado o preço desse bem, o consumidor desejaria consumir em determinado período de tempo. Dado o preço do bem, ela me dirá quanto ele irá exatamente consumir, de tal forma que essa quantidade maximizaria sua satisfação, já que uma função demanda é originada das preferências do consumidor.

Perguntas Relacionadas