Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Divisão de bens ( resguardar que um filho não prejudique o outro por herança )?

Prezados, Sou viuvo e tenho 02 filhos de maior idade e casados, no entanto moravamos todos juntos na casa em que eu vivo hoje que é herança do minha esposa ( hoje falecida ), no entanto estou muito doente, doença essa que já me percegue a 09 anos e sinto que está proxima a minha partida, durante esse periodo o meu filho mais novo arrumou uma pessoa e foi morar em seu apartamento, ficando apenas o meu filho mais velho, que durante esse periodo cuida de mim e da casa onde vivemos, inclusive para não me deixar sozinho, o mesmo casou e construiu uma casa aqui no fundo onde eu moro, ele arca com todos as despesas das duas casas e ainda me sustenta, sem deixar faltar nada ( medicos, remedios, alimentação e hospital, alem do dinheiro que ele deixa comigo para despesas particulares ) já o filho mais novo não ajuda em nada e nem vem me visitar. ” Sei que o que o meu filho mais velho faz é apenas o dever de um bom filho e nada mais” no entanto peço ao senhores orientação para: Garantir em quanto estou viva, que na minha partida o filho mais novo não tente vender a casa e entrar em conflito com o mais velho na repartida dos bens e ele perder todo o investimento que fez, inclusive o tempo de sua vida cuidando das duas casas e de mim sozinho. Pergunto como posso fazer isso? Por ser herança posso passar a minha parte em vida para ele?? Ou seja se eu tenho 50% do imovel e os dois possuem cada um 25% tenho como garantir isso?? O mais novo é muito ganancioso e pode prejudicar o mais velho, Por favor gostaria de saber como proceder para que o mais novo não fique sem nada e o mais velho tenha os seus direito resguardados e com pleno dominio da situação. desde já agradeço

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Acho que você pode vender a casa para teu filho mais velho. Enquanto viva, é você quem tem a posse. Depois que partir, nada mais poderá ser feito. Eles são os herdeiros e cada um vai buscar a sua parte.

    Faça uma venda para ele, mas constando que enquanto for viva quem manda na propriedade é você (tem um termo certo para isso mas eu não lembro). Teu filho mais novo não poderá fazer mais nada.

    Procure um cartório, eles informam de graça e para fazer a papelada também não fica caro.

    beijos e que Deus te proteja.

  2. Vi que alguém respondeu dando como solução a venda da sua parte para seu filho mais velho. Entretanto, para que esse venda seja efetuada, é necessário que o seu filho mais novo, como dono de 25% do imóvel, esteja ciente e concorde com isso. O que não ocorrerá neste caso.
    Acredito que você pode sim deixar sua parte para seu filho mais velho, em testamento. Você terá que fazer um levantamento de seus bens, isto é, um espólio, e deixar sua parte do imóvel para seu filho mais velho. Presenteando seu filho mais novo com outros bens, sejam móveis ou imóveis.

  3. Com certeza e uma situação complicada,seus filhos são herdeiros de 25% apenas,herança da mãe,pois os outros 25% pertence ao senhor,alem da metade que possui devido ao regime de casamento,portanto o senhor detem 75% da casa,entende.Por outro lado,doação para o filho mais velho sem o consentimento do mais novo não e póssivel,assim como a venda…poderia tentar uma venda por interposta pessoa,mas mesmo assim com o consentimento do mais novo e que seria ressarcido monetariamente dentro da sua porcentagem na herança12,5%.A minha sugestão e que o senhor tente pagar ao seu filho mais novo a parte que lhe cabe da casa e a passe para o nome do mais velho…infelizmente não ha outra solução.

  4. Sinceramente não entendo como as pessoas conseguem escrever tanto e não conseguem fazer o mais simples.

    Contratar um advogado, escrever seu testamento e fazer os filhos ficarem cientes que sua vontade está no testamento, mesmo que um deles (ou os dois) não concordem.

    Nem é necessário que os filhos assinem o documento (é preferível), mas caso chegue a esse ponto, que seja lavrado o documento na presença de um juiz que pode obrigar os dois a assinar um documento onde declaram que estão cientes desse testamento – mesmo que discordem do testamento.

    (Ciente do testamento = sabe que o testamento foi escrito desta forma, na presença de tais pessoas. Não quer dizer que CONCORDEM com o testamento)

    Sim, vai dar briga, vai estressar você. Mas é seu dever de pai, não é mesmo? Ou prefere fugir pelo caminho da covardia, preferindo que os dois se resolvam depois que você morrer e não precise ver toda a briga?

    Ah, escrever testamento é desagradável? Não sei onde. Eu tenho menos de 40 anos, e já deixei por escrito minha vontade.

    Um Burffett não deixaria um império nas mãos de filhos que sejam incapazes de construir um império ainda maior. SEnão viram um bando de bunda moles choróes que vai fazer meus netos comer o pão que o diabo amassou por perder tudo antes deles próprios ficarem velhos e incapazes (ainda por cima dando despesa médica pros netos)

    E isso porque eu estou a meio caminho de não me preocupar com $$$ pelo resto de minha vida. Eu já vou deixar bem claro – porque meus filhos só vão perceber que somos ricos quando eles tiverem mais de 30 anos – que vou gastar boa parte em minha velhice, e o que sobrar 10% vai ser dividido entre os filhos e o resto vai para a caridade (animais abandonados).

Perguntas Relacionadas