Bom dia,
Meu pai separou-se da minha mãe biológica, a mais de 25 anos.
Ambos constituirão famílias , porém por 2 vezes ele tentou se divorciar legalmente e ela não assina, dificulta o processo. Ele é muito humilde e não tem conhecimento dos seus direitos,ainda acha que ela que tem que aceitar .
Pergunta:
Sendo ele de São Paulo ela de Minas Gerais como poderia se dá o processo de Divorcio Direto Litigioso .
Sendo que se passou tantos anos?
Todos os filhos são maiores e morávamos enquanto menores com meu pai.
É o sonho dele se separar e casar-se novamente com minha madrasta que nos criou.
Queria muito ajuda-lo.
O que ele tem que fazer?
Grata
Já que sua mãe biologica não quer dar o divorcio legalmente, dele deverá entra com processo de separação litigiosa, independente do local em que sua mãe reside. Ele quer a separação e ela não..ou seja, há um conflito de interesses, quem pode te ajudar é um advogado, o jeito mesmo é conseguir a separação judicialmente.
Então é isso…contrate um advogado e pronto e peça separação litigiosa, pronto! aí é só esperar…
Vou dar a mesma dica que já dei aqui outras vezes:
1-Procure um JUIZADO ESPECIAL de alguma UNIVERSIDADE/FACULDADE, estudantes de Direito dos últimos períodos/professores universitários vão te orientar e podem entrar com a ação sem cobrar nada (afinal os alunos vão usar isso para aprender), esse procedimento é legitimo, já que os estudantes que vão te orientar tem OAB provisória e o professor tem OAB também, além do mais são causas de pouca complexidade não é necessário um advogado “maravilhoso”.
2-Peça gratuidade das custas processuais, assim, se provares que és “pobre na forma da lei”, não vais precisar pagar as custas do processo.
obs: não é possível entrar com ações de divorcio litigioso sem a presença de um advogado.