Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

DO PONTO DE VISTA FUNCIONAL COMO PODE SER DIVIDIDO O SISTEMA AUTÔNOMO?

DO PONTO DE VISTA FUNCIONAL COMO PODE SER DIVIDIDO O SISTEMA AUTÔNOMO?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Simpático e parassimpático.

    O sistema simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. O Simpático tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina (vasocontritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do Parassimpático.

    Já o sistema autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina.

    Bom domingo.

  2. Do ponto de vista puramente funcional, o sistema nervoso costuma ser dividido em Sistema Nervoso de Relações e Sistema Nervoso Visceral.
    O sistema nervoso de relações compreende os mecanismos de percepção do meio ambiente (percepções sensoriais) e os comandos das reações daí decorrentes, como o comando dos movimentos voluntários, por exemplo.
    O sistema visceral é também chamado de Sistema Nervoso Autônomo ou Sistema Nervoso da Vida Vegetativa. Ele reage a estímulos originados das condições funcionais do próprio organismo.
    E o sistema vegetativo que controla as funções viscerais do corpo. Ele ajuda, por exemplo, a controlar a pressão arterial, a motricidade e secreções do sistema digestivo, a produção da urina, a sudorese, a temperatura, etc. Suas ações ocorrem principalmente através dos centros nervosos localizados na medula e no nível encefálico inferior.

    bjs

  3. O sistema nervoso autónomo é dividido em sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático e sistema nervoso entérico. O sistema nervoso simpático responde ao perigo iminente ou stress, e é responsável pelo incremento do batimento cardíaco e da pressão arterial, entre outras mudanças fisiológicas, juntamente com a sensação de excitação que se sente devido ao incremento de adrenalina no sistema. O sistema nervoso parassimpático, por outro lado, torna-se evidente quando a pessoa está descansando e sente-se relaxada, e é responsável por coisas tais como a constrição pupilar, a redução dos batimentos cardíacos, a dilatação dos vasos sangüíneos e a estimulação dos sistemas digestivo e genitourinário. O papel do sistema nervoso entérico é gerenciar todos os aspectos da digestão, do esôfago ao estômago, intestino delgado e cólon.

    >>>>IT

Perguntas Relacionadas