por favor…
alguém sabe como é o controle de saída de gás carbônico numa dorna fechada ?
Pq não é perigoso explodir/estufar a dorna e ser mto tóxico para levedura ?
Desde jah agradeço
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O processo de fermentação ocorre dentro de biorreatores chamados de dornas.Geralmente é construída de aço carbono e constituídas de agitadores. Suacapacidade varia com o processo, podendo atingir milhares de litros.As dornas podem ser abertas ou fechadas, dependendo do escopo do projeto.As dornas abertas permitem que os gases resultantes da fermentação sejamliberados diretamente para o ambiente, tendo como vantagem uma melhor trocatérmica com o mesmo a fim de controlar a temperatura do processo, contudo, sujeitamaiores chances de contaminação. Já as dornas fechadas, permitem a recuperaçãodo álcool volatilizado e arrastado pelo CO2 através de um sistema coletor e posteriordirecionamento para uma torre de absorção, contudo demandam maiores gastos deenergia para manter a temperatura do processo constante. Assim, o volume útil dasdornas deve ser de, em média, 90%, com o objetivo de deixar um espaço para osgases ocuparem e evitar vazamentos devido a formação de espumas.Ambos os tipos de dornas, abertas ou fechadas, devem apresentar entrada parainjeção de antiespumante para controle do nível de espuma. A formação deespumas está relacionada a alguns fatores tais como: temperatura, levedurascontaminantes, viscosidade do meio, concentração de leveduras e presença departículas orgânicas. A formação de espumasinterfere na troca de gases, reduz aárea útil nas dornas e provoca vazamentos, com a conseqüente perda de matéria-prima e diminuição do rendimento da fermentação.
20 As dornas são equipadas com válvulas para alimentação de mosto, levedura e arcomprimido. Devem apresentar também, sistema de lavagem, pois o uso contínuoaumenta os níveis de infecção. Geralmente a lavagem é feita com flegmaça,distribuída às dornas pelos spray-balls. Devem ser pintadas numa cor clara,preferencialmente branca, a fim de evitar problemas na temperatura, de fundocônico para evitar depósitos de material sedimentado. Figura 8 – Dorna de fermentação Como a fermentação é um processo exotérmico, as dornas também devemconter um sistema de resfriamento com o objetivo de manter a temperatura defermentação constante, em torno de 30
⁰
C a 34
⁰
C. Para isso, pode-se utilizar umconjunto de serpentinas internas por onde passa um fluido frio ou um trocador deplacas externo por onde passa um recirculo.O processo de fermentação pode ser realizado de três diferentes maneiras:descontinuo (batelada), descontinuo alimentada (fed-batch) ou continuo.