Como funciona o baldrame, a sapata corrida, a broca e o radier, eles são usados todos juntos na fundação ou é um para cada tipo de solo?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
a fundaçao depende do tipo de solo, primeiramente tem q ser feito uma sondagem do terreno e depois de acordo com os resultados, utiliza-se determinado tipo de fundaçao
Simplificadamente, são usados separadamente, para cada tipo de solo e de carga a suportar.
Abs
O baldrame é a viga do térreo, a broca é usada quando o terreno tende a argiloso e o radier/sapata corrida quando tende a arenoso.
cada tipo de fundação tem uma função específica, alguns elementos de fundação podem ser utilizados em conjunto com outros. Quando se utiliza o baldrame, não é possível que se faça radier, e alem disso, o radier dispensa outros elementos como estacas e sapatas, ele funciona como um bloco onde a construção será assentada.
Baldrame : O baldrame funciona como um vigamento utilizado nos alicerces, recebe uma armadura e é concretado. Normalmente ele é colocado de modo a ficar embaixo de todas as paredes e também em locais onde é necessário que se faça um travamento, não é indicado deixar o baldrame com alguma ponta solta.
Radier : O radier é um tipo de fundação que funciona como se fosse uma laje. É uma fundação de baixo custo. É feita uma escavação de acordo com a profundidade calculada, depois é colocada uma malha ou treliça (as vezes não se utiliza nenhum elemento de aço), e depois é concretado.
Broca / Estaca : São elementos de fundação que são utilizados para sustentar os vértices dos baldrames , onde depois serão erguidos os pilares, de acordo com a necessidade se utiliza uma estaca para cada pilar ou então pode ser necessário utilizar outras quantidades para o mesmo pilar, criando um bloco de fundação. Normalmente a broca é escavada até atingir o solo mais firme ou então até que o SPT apresente resultado de acordo com a necessidade de carga do projeto.
Sapata : É uma fundação de pouca profundidade e é utilizada de modo a aumentar a área de contato com o solo, possibilitando assim uma melhor distribuição da carga.
(H.B.) Todos estes elementos são fundações. A construção de uma edificação começa pela sondagem do terreno sobre o qual ela será erguida. A sondagem, uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), informações fundamentais para que o calculista projete adequadamente as fundações.
O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme.
A fundação/sa-pata é preferida onde o baldrame não é recomendado, quer pelo peso do prédio ou pela baixa resistência do solo. A sa-pata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação. Designa-se como sa-pata corrida quando uma das dimensões é muitas vezes maior que a outra.
ESTACAS
A estaca é empregada em solos fracos ou em prédios de altura média. As estacas podem ser moldadas no local ou pré-fabricadas. As estacas podem ser de concreto simples, concreto armado, de madeira ou metálicas. A dificuldade é que necessita-se de um equipamento, o Bate-Estaca.
Estaca broca: um trado escava um furo, a ser preenchido com concreto, na terra até encontrar solo firme. O trado manual só alcança 4m, mas o mecanizado atinge grandes profundidades. Não é indicada quando há lençol de água
Estaca tubulão é empregada em locais de solo pouco resistentes ou que apresentam abundância de água. O tubulão é empregado também para fundações dentro d’água como as fundações de ontes, como a Ponte Rio-Niteroi. A construção de um tubulão pode ser feita pelo método “a céu aberto” ou pelo método “a ar comprimido”.
Laje radier: a rigor, este tipo, com cerca de 1,5m de espessura, só é utilizado em grandes obras. Porém, é comum chamar de radier uma laje mais fina, com ± 12cm, colocada imediatamente abaixo da superfície de solos firmes, ou uma fundação usada em solos pouco resistentes, como argilas orgânicas ou areias fofas. Retira-se o solo e faz-se uma caixa ôca de 2m de espessura de concreto armado, onde se apóia a casa.
O radier é um sistema de fundação que reúne num só elemento de transmissão de carga, um conjunto de pilares. Consiste em uma placa contínua em toda a área da construção com o objetivo de distribuir a carga em toda superfície. Seu uso é indicado para solos fracos e cuja espessura da camada é profunda.